facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 991 - Já nas bancas!
08/05/2017

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Tocera deixa o cargo

O secretário municipal de Serviços Urbanos de Irati, Claudemar Marques (Tocera), deixou o cargo neste início de maio. Ele vinha liderando as equipes do Pátio de Máquinas com competência, o que assegurou agilidade nos reparos feitos nas ruas da cidade. Entretanto, como o prefeito já tinha anunciado quando da nomeação, a permanência de Tocera no cargo seria temporária, e foi.  Na Construtora Derbli, o profissional estava fazendo falta. Quem assume a pasta é Dagoberto Waydzik.

Fogo cruzado

O fogo cruzado entre a Aciai e a Câmara dos Vereadores de Irati, provocado pelo projeto que concedeu reajuste real de 3,42% para os servidores que trabalham na Câmara, têm causado por burburinho no município. Um manifesto, encabeçado pela Aciai, posicionou-se contra o projeto de reajuste de 3,42%. Presidente e vice-presidente da Acia, Oscar Muchau e Marcielo Mazzochin, defendem que o aumento não é moral diante da crise vivenciada no país.  Entretanto, o presidente da Câmara Municipal, vereador Hélio de Mello (PMDB) enfatiza a autonomia do Legislativo para decidir questões internas, como esta, e questiona o fato de não constar no portal da transparência da Aciai o número de funcionários da entidade, os salários e as reposições ou reajustes concedidos. A última prestação de contas disponível refere-se ao ano de 2016 e é genérica.

Transparência?

E ainda, os associados da Aciai sabem quanto a entidade arrecada? Eles são consultados em relação à forma da aplicação dos recursos? Qual o nome e quanto ganham os funcionários da ACIAI? Por que, por exemplo, não são feitas campanhas para incentivar as vendas em datas como o Dia das Mães? Conversando com vários associados, eles relataram desconhecer tais informações. E, no portal da transparência da Aciai, realmente não consta como se deu a aplicação dos recursos arrecadados nesses primeiros quatro meses de 2017. Mesmo o relatório de 2016 não é bem detalhado. O Observatório Social de Irati, que em 2016 recebeu apoio financeiro da Aciai e provavelmente continue recebendo em 2017, não poderia ajudar a entidade a ser mais transparente?  

Manifesto pronto

Chamou a atenção, o fato da Aciai ter convocado uma reunião com entidades, mas antes dos representantes das instituições chegarem para o debate, já haver um documento pronto, além da pressão feita para que todos assinassem o manifesto naquele momento. Entretanto, a OAB não concordou com alguns pontos e foram feitas modificações.

Cursos da Unicentro têm destaque no Enade

Quatro cursos da Unicentro destacaram-se no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e no Conceito Preliminar de Curso (CPC), divulgados pelo Ministério da Educação. O curso de Psicologia da Unicentro obteve o conceito máximo, 5,  e é o melhor do Paraná. Administração também teve nota 5 e ficou em segundo lugar no estado. Já os cursos de Ciências Contábeis e Turismo obtiveram nota 4. Professores desses cursos enfatizam que o êxito nas avaliações demonstra que a Unicentro possui cursos de excelência.

Recursos para Mallet

O governo do estado destinou R$ 1.050.036,07 para melhorias na escola estadual Fernando Moreira, no Distrito de Dorizon, em Mallet. A entrega da ordem de serviço para as obras ocorreu dia 27 de abril e contou com a presença do prefeito Moacir Szinvelski, deputado Hussein Bakri, chefe do Núcleo Regional de Educação, Marisa Lucas, vereador Edinei Rogulski, dentre outras autoridades.

Projetos

O diretor do Jornal Hoje Centro Sul, Ciro Ivatiuk, esteve com o chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni (PSDB), em seu gabinete. Rossini comentou alguns dos muitos projetos do governo estadual para a região.