facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1003 - Já nas bancas!
20/04/2017

Editorial - Dilema

Editorial - Dilema

O planejamento é uma das palavras-chave para consultores que dão dicas para empresários de qualquer ramo. Seja para iniciar uma empresa, expandir e até fortalecer o empreendimento, o planejamento aparece como ponto inicial, e até mesmo principal, para que qualquer empresário atinja seus objetivos.

A situação não é muito diferente nas instituições públicas. O planejamento é necessário para saber quais demandas atender, que critérios adotar e como serão atendidas as necessidades da população.

Além disso, o planejamento ajuda com que futuramente municípios, estados e países não tenham que lidar com situações inesperadas e que prejudiquem a população de alguma maneira.

Um dos exemplos de problemas no planejamento é a Unidade de Pronto-Atendimento da Vila São João que está praticamente pronta, mas não possui solução. A atual gestão alega que não possui recursos para sustentar a UPA, sem ter de prejudicar outras áreas. Ao mesmo tempo, propostas para mudança de finalidade da obra são estudadas, mas podem acarretar a devolução de recursos.

A solução não será fácil e agora, mais do que nunca, é necessária atenção do poder público no planejamento de como será tomada esta decisão e do que ela acarretará nos próximos anos.

Caso seja decidida a mudança de finalidade do local, com devolução de recursos, a decisão precisa ser aprovada pela Câmara de Vereadores e pelo Conselho de Saúde. Além disso, há a possibilidade de uma audiência pública neste quesito.

A situação é complicada para o município, mas a possibilidade da realização da audiência pública poderá ajudar de duas formas: a população ter ciência do que realmente está acontecendo e, ao mesmo tempo, poder contribuir ativamente neste processo, concordando ou não com a solução proposta.

Enfim, a situação da UPA parece estar longe de ser resolvida, mas é visível que é necessário a participação da população na discussão deste caso que afetará toda a comunidade.