facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 997 - Já nas bancas!
13/04/2017

Política em Questão – Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Política em Questão – Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Crédito a juros baixos

Com o objetivo de facilitar o acesso ao crédito para os empresários de Irati, uma parceria entre a Fomento Paraná – instituição financeira de desenvolvimento do Governo do Estado –, a Prefeitura Municipal e a Associação Comercial (Aciai) está sendo firmada. O presidente da Fomento Paraná, Juraci Barbosa, recebeu o secretário municipal de Desenvolvimento, LuisAntonioAndreassa, o presidente da Aciai, Oscar Muchau, além do vereador Rogerio Kuhn,  no dia 07, para discutir a formalização dessa parceria. Anteriormente, o prefeito Jorge Derbli já esteve na instituição discutindo o assunto. Juros baixos e carência para início do pagamento são alguns dos atrativos dos financiamentos. Entretanto, a tramitação é bem mais burocrática e demorada do que um financiamento em um banco convencional. Para ajudar os empresários de Irati a superar as exigências documentais, agentes de crédito da Aciai e da Prefeitura de Irati serão capacitados. 

Como o crédito pode ser usado

A Fomento Paraná promove crédito para projetos de empreendedores de micro, pequeno e médio porte. Os recursos podem ser usados para construção, reforma ou ampliação de instalações; compra de máquinas, equipamentos e ferramentas; treinamento de pessoas, aquisição de licenças de software, e também como capital de giro, para manutenção da empresa, compra de estoques de mercadoria, dentre outras ações.

Centenário de Teixeira Soares

Os 100 anos de Teixeira Soares começaram a ser comemorados no último sábado (08), quando ocorreuo concurso para a escolha da Rainha do Centenário. Henrique Melo, diretor do Departamento Municipal de Turismo, representou muito bem a administração do prefeito Lula Thomaz (PSB)e da vice Juliana Belinoski (PSC) na organização do evento, preocupando-se com cada detalhe da festa. E o centro de eventos ficou lotado, demonstrando o envolvimento popular nas festividades do município.

Pré-cadastro para o rodeio de Irati

Umpré-cadastro dos comerciantes interessados em participar do Rodeio 2017 está sendo feito pela Prefeitura de Irati até o dia 28 de abril.  As fichas estão à disposição no Centro Cultural Clube do Comércio e incluem, além das informações de contato do interessado, dados que serão usadas pela coordenação do rodeio para equacionar a área do comércio nos dias do evento - 14, 15 e 16 de julho.

Coleta de lixo eletrônico

Uma ação de coleta de lixo eletrônico ocorrerá em Irati nesta quinta-feira, dia 13.Neste dia, as pessoas que desejarem se desfazer do seu lixo eletrônico, deverão levá-lo até o barracão do almoxarifado da Prefeitura, que funciona na Alameda Virgílio Moreira, 1.900. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Ecologia e Meio Ambiente e a ONG E-Lixo.  Pilhas e lâmpadas não serão coletadas.

Solicitações de Mallet

Overeador de MalletEdineiRogulski e o diretor da Câmara Fernando Arkaten visitaram o secretário da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos do Paraná, deputado Artagão Júnior, nesta segunda-feira (10).Eles pediram atenção especial aos pleitos do município junto ao Governo do Estado. Em especial, falaram da necessidade de uma ambulância.