facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 976 - Já nas bancas
10/04/2017

Obras da Unidade do Hospital Erasto Gaertner em Irati estão avançadas

Neste mês de abril está ocorrendo a instalação de equipamentos e a unidade poderá começar a funcionar no mês de maio, mas ainda não há uma data definida

Obras da Unidade do Hospital Erasto Gaertner em Irati estão avançadas

As obras de adaptação da Unidade Avançada do Hospital Erasto Gaertner em Irati estão avançadas. Na última semana, foi finalizada a parte estrutural de engenharia. “Foram realizadas poucas adaptações, mas todas em virtude de criar o melhor desenho e a melhor estrutura para acolher os pacientes, realizar consultas de avaliação e alguns procedimentos, incluindo a rede de gases medicinais. Também adequamos espaços para armazenagem de estoques e trabalhos administrativos”, disse o superintendente Hospital Erasto Gaertner, Adriano Lago.

Segundo o engenheiro Dagoberto Waydzik, conselheiro da Associação do Núcleo de Apoio ao Portador de Câncer de Irati (Anapci), a unidade contará com três consultórios, recepção, almoxarifado, sala de conferência, refeitório e farmácia, além das salas onde serão feitos os tratamentos. Essas salas estão localizadas nos antigos quartos usados pelos pacientes ajudados pela Anapci.

Uma das grandes adaptações é em relação à informática. “Tudo é para conectar direto a computação daqui com o Erasto em Curitiba. Vai ser muito bem informatizado. Essa é a maior adaptação. A parte da informática”, disse Dagoberto.

O prédio não necessitou de muitas alterações porque já obedecia a determinadas normas para a implantação de uma clínica. Dagoberto foi o responsável pelo projeto original e explicou como foi feito. “Não que eu pensei que ia acontecer isso [unidade avançada], mas eu já fiz pensando em uma clínica. Então,as larguras dos corredores têm dois metros, as portas têm 90 centímetros, todas elas. Não precisou mexer em nada. O que eles precisaram fazer é colocar uns lavatórios para os médicos, onde não pensamos que ia ter três consultórios e colocar essa questão do gás e da informática”, relata.

Dagoberto, que também é secretário de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo de Irati, explica que as ruas de acesso ao local estão sendo arrumadas. A ruaValdomiro de Oliveira Franco deverá ser asfaltada e se tornará mão única. “Até o final do mês a gente vai fazer o asfalto aqui”, disse.

Com a parte estrutural pronta, será necessário mobiliar o espaço. Segundo Adriano Lago, parte dos equipamentos já foicomprada. “Todos os itens iniciais foram adquiridos e devem ser instalados dentro do mês de abril, dependendo da entrega dos fornecedores. Todo o investimento para o início das atividades foi através do recurso disponibilizado pela Câmara destinado para Anapci”, conta.

Mesmo com as obras avançadas, ainda não há uma data definida para o início do funcionamento da unidade. De acordo com o superintende, a data mais provável é em maio, mas a definição acontecerá após uma reunião. “A definição da data será feita em reunião que será agendada com os prefeitos dos municípios da 4ª Regional na Secretaria Estadual de Saúde com o secretário Michelle Caputo. Nesta oportunidade será firmado o convênio de parceria entre o Hospital / Munícipios / SESA”, conta.

Fotos/Texto: Karin Franco/Hoje Centro Sul

Galeria de Fotos