facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 996 - Já nas bancas!
03/04/2017

Inácio Martins volta a realizar a Festa do Pinhão

A 11ª Festa do Pinhão acontecerá nos dias 09 a 11 de junho em Inácio Martins

Inácio Martins volta a realizar a Festa do Pinhão

Entre os dias 09 e 11 de junho acontecerá na cidade de Inácio Martins a 11ª Festa do Pinhão. O prefeito da cidade, Júnior Benato, explica que a festa não é realizada desde 2012 e que agora a administração decidiu retomar o evento.

Segundo ele, toda a programação já está definida e muito atrativa. As comemorações iniciam no dia 03 de junho com a escolha da Rainha da Festa, em um baile com animação dos Mateadores. Nessa semana também acontecerá a Semana do Meio Ambiente, que tem diversas atividades programadas, como seminários e palestras, envolvendo estudantes, agricultores e a população. Os eventos ocorrerão com o apoio de técnicos do Instituto Ambiental do Paranáe da Secretaria de Estado do Meio Ambiente. 

No dia 09, haverá a abertura da 11ª Festa do Pinhão com a fase municipal do festival Sapecanção. “É a interpretação da música tradicionalista que é feita pelas pessoas aqui do município. Se classificam cinco pra que estejam credenciadas a disputar a fase regional que será disputada no dia seguinte, dia 10”, disse o prefeito. Na fase regional, deverão participar músicos de Rio Azul, Mallet, Ponta Grossa, Prudentópolis, Rebouças, entre outras cidades da região. Os primeiros lugares deverão receber premiação em dinheiro. “Dá um montante total de R$ 5 mil da premiação total da Sapecanção”, disse.

Nos dias 10 e 11, o destaque será para as Olimpíadas do Agricultor Familiar que, segundo Junior Benato, deverá ter a participação de moradores de vinte comunidades. “Terá as provas tradicionais como a pega do porco na peia, pega do frango, temos as carreiradas, o corte do tronco na traçadeira, o corte do tronco no machado, vamos ter o futebol suíço também”, disse.

Outro ponto relevante que o prefeito destaca é a Ação da Cidadania que deverá ser realizada no município durante a festividade. “A gente está tentando conseguir casamento comunitário, confecções de RG, CPF, também vamos dar alguns privilégios às mulheres, como maquiagem e manicure, essas coisas que envolvem ação da cidadania. Esse é um projeto nosso, um projeto municipal pra dar prestigio e algo a mais na Festa do Pinhão”, comenta Benato.

O evento ainda contará com uma noite dedicada a pratos típicos a base do pinhão. “Nosso cardápio não está definido ainda, mas gira em torno de 18 a 20 pratos a base de pinhão”, esclarece.

Benato destaca que a festa terá patrocinadores, com isso os gastos da prefeitura com estrutura e demais necessidades será pequeno. “Nós vamos fazer uma festa, talvez não com o padrão que ela existiu nos anos passados, porque antes vinha dinheiro dos Ministérios, Ministério do Turismo, mas agora temos alguns parceiros, como a Copel, a Sanepar, a própria Itaipu Binacional vão ser nossos parceiros e patrocinadores na nossa festa. Então a gente pretende conseguir isso para que a gente não onere o município com gastos, principalmente na estrutura. A nossa estrutura será mais modesta, mas não deixará nada a desejar” diz.

O prefeito revelou que há o planejamento de ampliar o pavilhão onde é realizado o baile do evento no Parque Municipal Paulo Dallegrave. “A gente quer ampliar ele até a festa do pinhão. Eu sei que a gente tem dois meses e meio e até lá eu até rezo pra que a gente consiga fazer toda essa ampliação para dar uma melhor receptividade e um baile mais tranquilo e não tão apertado quanto antigamente”, disse.

Outra preocupação é em relação a liberação por parte do Corpo de Bombeiros para a realização do baile. Segundo Benato, toda a documentação está sendo acertada. “A gente está tomando todas as precauções para que tudo fique aprovado”, revela.

Ele ainda destacou a importância da festa para o município. “Nós estamos no período de divulgação da festa. Como é a retomada de uma festa, a gente quer que a participação seja bem maciça. Aquece o nosso comércio, a farmácia vende mais, o comércio vende mais, o hotel fica cheio, as lojas vendem para o nosso público e também para o pessoal que vem para a festa, tudo vai ser aquecido, a gente espera que mesmo no frio, o público se sinta acolhido pelo município”, destaca Benato.

Confira a programação:

09/06: 20h30 – Sapecanção Municipal (apresentação de música tradicionalista)

23h30 - Baile com o Grupo União Fandangueira

10/06: 09h - Olimpíada do agricultor familiar

13h - Ação da Cidadania

15h - Carreiradas

19h - Jantar típico com pratos a base de Pinhão

20h - Sapecanção regional

23h - Baile do Pinhão- Animação Pulinho Macelin

11/06 - 09h - Missa

10h - Olimpíadas do Agricultor familiar (Continuação)

11h30 - Almoço com pratos Típico a base de pinhão

14h - Matine da melhor idade- Animação Grupo sintonia Serrana

15h - Carreiradas

18h - Premiação da Olimpíada do Agricultor Familiar

20h - Show de encerramento - Animação Oswaldir e Carlos Magrão

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul

Foto: Ciro Ivatiuk/Hoje Centro Sul e Divulgação

Galeria de Fotos