facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 960 - Já nas bancas!
27/03/2017

Turismo lança material de apoio ao desenvolvimento do setor em Prudentópolis

Turismo lança material de apoio ao desenvolvimento do setor em Prudentópolis

Para dar mais visibilidade e estimular o setor turístico em Prudentópolis, o Departamento de Turismo do campus Irati desenvolveu no município o projeto de extensão “Roteiro Turístico no Meio Rural: uma alternativa não agrícola para complementação de renda das pequenas propriedades do Município de Prudentópolis”. Ao longo do projeto, foram realizadas oficinas temáticas que resultaram em cartilhas e manuais para proprietários de empreendimentos turísticos e, também, no desenvolvimento de um site, material impresso e aplicativo para celular para orientação turística no município.

Os materiais de apoio foram lançados durante uma cerimônia realizada na Câmara Municipal de Prudentópolis. “O início do projeto se deu justamente com o encantamento que temos pelo município e o vasto potencial turístico que apresenta, tanto de recursos naturais, como culturais. Conhecendo esta realidade tivemos a ideia de vincular um projeto de extensão com esta conotação, aliando bem-estar e amadurecimento na formação dos nossos alunos e uma repercussão para o município”, explica o coordenador do projeto, professor Ronaldo Ferreira Maganhoto.

A equipe que atuou junto a comunidade foi composta por profissionais recém-formados e graduandos em Turismo e Geografia, além de acadêmicos de Engenharia Ambiental. Já os professores do Departamento de Geografia, Valdemir Antonelli, e Ana Lea MacohonKlosowski, de Ciências Contábeis, atuaram como colaboradores. O projeto foi vinculado ao Programa Universidade Sem Fronteiras (USF), da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

O proprietário de um empreendimento turístico do município, Ricardo Luiz Beraldo comenta a ação. “ O lançamento desse folder e aplicativo tem ajudado muito, principalmente, a quem mais precisa que são os turistas quando vem visitar o nosso município. A equipe toda está de parabéns, nota dez o projeto”, avalia.

Durante a cerimônia, o reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona sugeriu que o Município tome a decisão estratégica de se tornar destino turístico do mundo. Aldo citou como exemplos, as cidades de Gramado e Canela, em que o Poder Público e a sociedade como um todo, as tornaram referenciais turísticos. Para o reitor, além das belezas naturais, Prudentópolis tem também a riqueza cultural da imigração ucraniana, reunindo uma série de fatores que podem fazer muita diferença e ajudar na construção da imagem da cidade como destino turístico.

O prefeito de Prudentópolis, Adelmo Luiz Klosowski, cita que o projeto do Departamento de Turismo da Unicentro vem ao encontro dos objetivos do município. “Nós estamos pensando no Turismo com muito carinho e o setor vai se desenvolver com certeza, é a nossa meta. E para isso, esse projeto em parceria com a Unicentro é fundamental. Nós não tínhamos ainda catalogado esses lugares bonitos, e nem um material como o aplicativo ou o site que expressam todo o nosso potencial”, salienta o prefeito.

Texto/Foto: Assessoria Unicentro

Galeria de Fotos