facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1003 - Já nas bancas!
27/03/2017

Política em Questão – Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Política em Questão – Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Cumprimento da lei ambiental

Os membros da Associação de Moradores da Colina Nossa Senhora das Graças solicitaram que os vereadores de Irati apoiem na fiscalização do cumprimento das leis ambientais pela Indústria e Comércio Dallegrave S/A Madeiras e Papel, caso a mesma volte a funcionar na área central da cidade. Quando a empresa funcionava e quando tinha suas instalações arrendadas para outra indústria, os moradores das proximidades enfrentavam os problemas mau cheiro, poluição do ar e sonora e fuligem. Conforme a Associação, os moradores não são contra a reabertura da empresa, desde que seja cumprida a legislação.

Projetos aprovados

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Irati na última segunda-feira (20) foram aprovados, em segunda votação os projetos de lei, 002, 003 e 004/2017, todos de autoria dos vereadores. O PL 002/2017, do vereador José Bodnar (PV), obriga os estabelecimentos de saúde pública e privada colocarem, em lugar visível, a lista com nome dos médicos plantonistas. O PL 003/2017, do vereador Valdenei Cabral da Silva (PDT), cria o “Cartão Prioridade”, que assegura o direito à preferência de atendimento em hospitais e unidades de Saúde de Irati, às pessoas portadoras de deficiência física, sensorial e/ou mental. O PL 004/2017, do vereador Helio de Mello,denomina a Rua “02”, do Loteamento Residencial “Cartom”, na Vila São João, de Rua Antônio Cordeiro da Silva.

Acompanhamento dos serviços

O vice-prefeito de Fernandes Pinheiro, Fabio Jacomel, aproveitou os dias em que esteve à frente do município para acompanhar diversas obras em andamento na cidade e no interior. Dentre elas, a pavimentação asfáltica na rua Vedolino Neves, que é uma das vias de acesso à cidade. 

Empregos

Mais da metade dos municípios do Paraná registrou saldos positivos de emprego em fevereiro. Das 399 cidades no Estado, 269, ou seja, 67,4% delas, geraram vagas no mês passado. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, levantados pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social (Ipardes). O Estado registrou em fevereiro um saldo positivo de 9.962 vagas. Para o diretor presidente do Ipardes, Julio Suzuki Júnior, a recuperação do emprego no Estado está desconcentrada, tanto regionalmente quanto setorialmente.

Rio Azul

Nesta sexta-feira (24), às 20h30, acontece em Rio Azul, no Centro de Eventos Martins, o lançamento da terceira edição do filme “No meu tempo era assim”. A produção, que envolve atores amadores, conta um pouco sobre como viviam os imigrantes ucranianos na região entre os anos 50 e 70. As primeiras edições do filme fizeram muito sucesso  e  para a produção do filme que será lançado agora, o grupo contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Rio Azul, em 2016.

Fotografia

O jornalista e fotógrafo iratiense Leonardo Schenato Barroso está participando da seletiva do Festival de Fotografia de Londres (London Photo Festival), competição mensal que seleciona fotos para a London PhotoGallery. A votação é online e pode ser feita a partir de qualquer país do mundo.