facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 982
17/03/2017

Cachoeira é um dos atrativos turísticos de Itapará

O local recebe turistas frequentemente e, muitos deles, também aproveitam para visitar a Igreja Assunção de Nossa Senhora, onde no próximo dia 19 ocorrerá a 21ª Romaria do Itapará

Cachoeira é um dos atrativos turísticos de Itapará

Em Irati, o distrito do Itapará localizado em uma das áreas de maior altitude da zona rural do município, se destaca por belezas naturais como a cachoeira em que é possível tomar banho, as paisagens rurais faxinalenses exuberantes e a proximidade com a Serra da Esperança. Também atrai turistas para visitar a igreja ucraniana Assunção de Nossa Senhora, além dos fiéis que participam da tradicional Romaria Penitencial do Itapará, que neste ano acontecerá no próximo domingo, dia 19, e chegará à sua 21ª edição.

Turistas de várias cidades do Paraná visitam o distrito de Itapará, onde é possível rezar, apreciar os detalhes da cultura eslava presentes na imponente igreja no alto da escadaria, e também divertir-se na cachoeira. Famílias inteiras aproveitam, sobretudoos fins de semanade calor, para ir ao local.

Edir SeretnyCollesele família escolheram se reunir para um almoço de domingo nas proximidades da queda d´água. “Uma vez por ano a gente vem, traz a família para a gente se divertir e, neste ano, eles me deram de presente de aniversário a gente vir”, comenta Edir. Ao lado dos filhos, noras e netas, a aniversariante passou o dia em Itapará. No mesmo dia, 12 de março, os 80 ciclistas que participaram do Cicloturismo, projeto organizado pelo departamento de Turismo da Prefeitura de Irati, também estiveram se refrescando no local, no final da tarde.

Entretanto, de acordo Laura Micuska, com a moradora do Itaparáhá mais de trinta anos, algumas pessoas passam mais tempo no local. “Eles trazem barracas e passam a noite aqui perto da cachoeira”, relata. Já os moradores, costumam pescar nas proximidades da queda d´água. “Meu marido pega bagre, lambari alí”, diz, apontando para o trecho de águas mais tranquilas, depois da cachoeira. Outra curiosidade relatada pela moradora é que igrejas evangélicas situadas nas proximidades do distrito de Itapará realizam cerimônias de batismo no local.

Mais de 3 mil pessoas participaram da 20ª Romaria Penitencial do Itapará, na Igreja Assunção de Nossa Senhora,  no último domingo, 13. O dia foi de indulgência, confissão e comunhão para grande número de integrantes da comunidade católica ucraniana doParaná.

A programação começou cedo, com a saudação aos fiéis que vieram de outras localidades para participar da Romaria do Itapará. Depois, ocorreu a benção da água, seguida por um dos ritos mais aguardados pelos romeiros, a Via-Sacra. Ao longo das estações que representam o sofrimento de Cristo até a crucificação,a Via-Sacra proporcionou  momentos de reflexão e arrependimento. Os fiéis fizeram muitas orações e entoam cânticos em ucraniano ao longo do trajeto íngreme das estações.

Texto: Letícia Torres/Hoje Centro Sul

Fotos: Ciro Ivatiuk/Hoje Centro Sul

Galeria de Fotos