facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 970 - Já nas bancas!
17/03/2017

Amcespar orienta municípios de Prudentópolis e Ivaiporã quanto à Municipalização do Trânsito

Amcespar orienta municípios de Prudentópolis e Ivaiporã quanto à Municipalização do Trânsito

Na última quinta-feira (09) os técnicos da Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná (Amcespar) e do Consórcio de Desenvolvimento Regional dos Municípios, juntamente com representantes da Guarda Municipal de Irati e do Iratran, receberam os representantes dos municípios de Prudentópolis e de Ivaiporã (da Microrregional do Vale do Ivaí) para explicações e orientações sob o modelo utilizado na Municipalização de Trânsito de Irati/PR e implantação de estacionamento rotativo nas vias urbanas.

O município de Ivaiporã foi representado pela secretária de Planejamento e Finanças, Carine Daiane da Silva e pelo secretário de Obras e Trânsito,Jakcson Gomes Martins, que destacou “a necessidade de conhecer um modelo já implantado há anos, que sofreu correções e ajustes, mas que se adeque à realidade de municípios de igual porte, a exemplo de Ivaiporã” . Por outro lado, Prudentópolis foi representado por José Vilmar Montani, secretário de Planejamento e Obras, e Ney Pereira Martin, gerente de Departamento de Programação Orçamentária,e  Osmario Batista gerente de Departamento de Trânsito e Transporte. Eles participaram do debate, na busca de adequações e viabilidade técnica para implantação em seu município, com auxílio dos técnicos da Amcespar/Conder.

O município de Prudentópolis passou a integrar as regionais de Irati, e, a atual gestão da Amcespar vem priorizando todo auxílio técnico para atendimento às demandas domunicípio. O prefeito Júnior Benato, presidente da Amcespar, esteve presente na abertura dos trabalhos e enfatizou a necessidade da troca de experiências entre os municípios, inclusive entre as microrregiões do Estado do Paraná. De acordo com Júnior Benato, “é necessário trocarmos experiências entre modelos que deram resultados, pois o bem estar dos cidadãos de nossos municípios depende de boas gestões, com resultados positivos”, afirmou o presidente da Amcespar/Conder e prefeito de Inácio Martins.

A Guarda Municipal foi representada pelo comandante Paulo Cesar Sabatoviski  e a por  Eliana Soares (ex-diretora do Iratran), que fizeram ampla exposição sobre a fase de implantação do Iratran e orientaram sobre os passos percorridos na busca de resultados positivos.

O arquiteto da Amcespar, DiórgenesDitrich, orientou os representantes dos municípios de Prudentópolis e Ivaiporãque para a Municipalização do Trânsito existe a necessidade de enquadramentono Sistema Viário, Plano Diretor, Plano de Mobilidade, além de projeto de viabilidade de implantação. No período da tarde, os técnicos visitaram a Prefeitura de Irati, onde foram recebidos pelo prefeito Jorge Derbli e, em seguida, foram conhecer a sede da Guarda Municipal.

Os técnicos da Amcespar estiveram presentes no município de Prudentópolis na sexta feira, dia 10, para auxiliarem no processo de implantação do Estacionamento Rotativo (Estar). E para isso é preciso inicialmente aplicar um estudo de viabilidade técnica para o Sistema Viário através de binários, rotatória e sinalização.

Texto e foto: Vanderlei kawa