facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 997 - Já nas bancas!
13/03/2017

Paraná Cidadão teve expressiva participação popular em Irati nos dois primeiros dias do evento

A emissão de carteiras de identidade para crianças e adolescentes foi destaque no primeiro dia da feira de serviços, quando 160 documentos foram emitidos

Paraná Cidadão teve expressiva participação popular em Irati nos dois primeiros dias do evento

Teve início na quarta-feira (08) e prossegue até esta sexta-feira (10) em Irati, o projeto Paraná Cidadão, coordenado pela Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos (SEJU), queoferece gratuitamente à população diversos serviços que promovam a cidadania e a inclusão social. As atividades estão ocorrendo no Pavilhão de Exposições João Wasilewski, no Parque Aquático, das 09h às 17h.

“É a ferramenta através da qual o governo do estado e a prefeitura municipal se somam para bem atender a população e facilitar a vida do cidadão”, afirmou o secretário de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, Artagão Júnior, que esteve em Irati na quinta-feira (09), participando da abertura oficial do evento.  Ele cita que, normalmente, o cidadão precisa fazer diversos serviços junto ao poder público e tem dificuldade para se organizar, agendar e ir até os locais necessários, muitas vezes, vários locais diferentes. “Quando a gente faz uma feira de serviços como esta, reunindo os mais variados setores do governo do estado, com as estruturas também da administração municipal, fica mais fácil”, defende.

A população iratiense tem aproveitado a oportunidade oferecida pelo Paraná Cidadão. Tanto que o primeiro dia do evento já reuniu grande público em buscada emissão da carteira de identidade para crianças e adolescentes, através do projeto Criança e Adolescente Protegidos no Paraná Cidadão. Apenas no dia 08 cerca 160 crianças e adolescentes retiraram o RG. Além disso, demais atendimentos foram agendados e estão sendo realizados nos outros dois dias de atendimento. “Como houve grande procura no primeiro dia de evento, quem não conseguiu emitir o RG pôde retornar para fazer o documento”, explica Maria Gorete Brotti, coordenadora do Programa Paraná Cidadão.

Moradores de outros municípios da região também participaram do Paraná Cidadão em Irati, apesar do evento ser direcionado inicialmente a Irati.

“Este é um programa de sucesso e a gente tem visto isso com a própria presença da população. Há grande manifestação de interesse nos mais variados serviços colocados aqui a disposição e não tenho dúvida que isto nos serve de impulso para fazer mais ao longo do ano” comentou Artagão Júnior.

Em 2016 a Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos realizou sete eventos do projeto no Paraná, um deles no município de Teixeira Soares.  Devido à grande aceitação popular, a previsão para 2017 é ter dois eventos por mês, vinte e quatro por ano. 

O prefeito de Irati, Jorge Derbli, aproveitou a ocasião para agradecer a atenção que o governo estadual tem dado ao município, que foi um dos primeiros a receber o programa. Também enfatizou a importância da promoção de atividades que ofereçam às pessoas oportunidades de acesso aos seus direitos, como o Paraná Cidadão. 

Serviços

A feira de serviços Paraná Cidadão em Irati continua nesta sexta-feira (10) com a emissão de documentos pessoais e os demais serviços como a intermediação de vagas de emprego; inscrição nos cadastros de tarifa social de água e luz; orientação jurídica, trânsito; habitação e dos direitos humanos, ainda ações de saúde, segurança e atividades culturais e de lazer.

A Procuradoria está oferecendo serviços jurídicos com representantes da OAB; a Secretaria de Educação, entre outras atividades, desenvolve ações pedagógicas, pintura facial, contação de histórias, pintura com guache e dobraduras.

A Agência do Trabalhador de Irati prestainformações sobre Seguro Desemprego, Carteira de Trabalho, intermediação de obra, e captação de vagas de trabalho. É necessário levar todos os documentos pessoais.

A Secretaria de Assistência Social está detalhando como funcionam os serviços de sua área que estão disponíveis ao cidadão.

O Senac de Irati tem atendimento de beleza, com cortes de cabelo, manicure e orientações na área de saúde, inclusive da mulher e do idoso.

A Secretaria de Saúde tem feito a distribuição de panfletos educativos para prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, a oferta de teste rápido para detecção de HIV, sífilis e hepatites virais, e distribuição de preservativos masculinos e femininos.

Além disso, o Provopar montou barraca de sucos naturais, bolachas caseiras e artesanato. Há ainda a Feira Cultural Iratiense, com comercialização de alimentos e artesanato.

Presentes

Também estiveram presentes na abertura oficial do Paraná Cidadão neste dia 09, o prefeito de Inácio Martins e presidente da Amcespar Junior Benato, o vice-prefeito de Irati Amilton Komnitski, o comandante do Corpo de Bombeiros Jorge Ramos, a tenente Gisleia representando a 8ª Companhia Independente de Polícia Militar, o presidente da Câmara Municipal Helio de Mello,dentre outras autoridades.

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul

Fotos: Ciro Ivatiuk/Hoje Centro Sul

Galeria de Fotos