facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 947 - Já nas bancas!
13/03/2017

Pagamento do FGTS começou na sexta-feira (10)

Abertura do cronograma libera o saque das contas inativas do Fundo para mais de 4,8milhões trabalhadores em todo o país

A Caixa Econômica Federal iniciou na sexta-feira (10) o pagamento das contas inativas do FGTS para trabalhadores nascidos nos meses de janeiro e fevereiro. Maisde 4,8 milhões de brasileiros têm direito ao saque a partir de março. O valor totaldisponível para saque nesse mês ultrapassa R$ 6,96 bilhões e equivale a 15,9% dototal disponível.

Cerca de 1,65 milhão de trabalhadores (34%) receberão automaticamente o crédito emsuas contas na CAIXA no dia 10 de março. Mais de 1,2 milhão (25%) poderá sacarutilizando Cartão Cidadão no autoatendimento, lotéricas e Correspondentes CAIXA Aqui. Os demais trabalhadores deverão sacar seus recursos nas agências da CAIXA.

De acordo com a vice-presidente de Fundos de Governo e Loterias da CAIXA, Deusdina Pereira, a estratégia de atendimento do banco foi feita para levar comodidade e segurança ao trabalhador. "A orientação para os trabalhadores é que não tenham pressa em sacar. Não é necessário uma corrida às agências. Todos serão necessariamente atendidos até o final do calendário", ressalta Deusdina.

Quem pode sacar:

De acordo com a MP 763/16, o trabalhador que pediu demissão ou foi demitido por justa causa até 31 de dezembro de 2015 pode sacar o saldo da conta vinculada, estando ou não fora do regime do FGTS, respeitado o calendário publicado pela CAIXA. Antes da MP, o trabalhador somente poderia sacar caso permanecesse três anos fora do Regime do FGTS ou em caso de aposentadoria, utilização para moradia ou doenças previstas em lei.

As demais regras de saque das contas ativas não sofreram modificação, ou seja, o saque de contrato de trabalho vigente só pode ocorrer nos casos de demissão sem justa causa, moradia própria ou aposentadoria, por exemplo.

Cronograma de saque:

O pagamento das contas inativas será realizado a partir de 10 de março e vai até o dia 31 de julho deste ano, de acordo com o mês de aniversário do trabalhador. Veja abaixo o cronograma:

Abertura do calendário

Trabalhadores Nascidos

10 de março

janeiro e fevereiro

10 de abril

março, abril e maio

12 de maio

junho, julho e agosto

16 de junho

setembro, outubro e novembro

14 de julho

dezembro

Texto: Assessoria CEF