facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 982
13/03/2017

Política em Questão – Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Política em Questão – Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Requião Filho visita o jornal

Na tarde desta quinta-feira (09), o deputado estadual Requião Filho (PMDB) esteve em Irati. Fez parte da agenda do parlamentar uma reunião com o presidente da Câmara Municipal Hélio de Mello e com o prefeito de Irati Jorge Derbli. Tambémuma visitaao Jornal Hoje Centro Sul, onde foi recepcionado pelos diretores Ciro Ivatiuk e Letícia Torres. Na ocasião, Requião Filho destacou que têm percorrido os municípios paranaenses para conhecer as demandas dos cidadãos e para gravar a série de programas exibidos na internet “Na Estrada com Requião Filho”.   Os episódios relembram os benefícios alcançados em parcerias realizadas entre Estado e municípios, quando o PMDB governava o Paraná. Em Irati, ele destacou a duplicação da Alameda Virgílio Moreira, o asfaltamento de ruas no bairro Alto da Glória e a nova da estação de tratamento de esgotos. A série de programas sobre ações do PMDB já é uma estratégia de pré-campanha para o senador Roberto Requião, que deverá concorrer ao cargo de governador do Paraná, fazendo oposição ao atual governo.  

Assédio

Osmar Dias, ex-senador e presidente do PDT estadual,foi convidado para ser o candidato a governador do Paraná pelo Partido Trabalhista Nacional (PTN). O convite oficial foi feito presidente estadual do partido, Elizeu Chociai, nesta quarta-feira (08), na presença do deputado estadual Marcio Pauliki (PDT).  O mesmo convite para que Osmar Dias concorra ao governo do Paraná nas eleições 2018 já havia sido feito em dezembro de 2016 pelo Partido Socialista Brasileito(PSB), de Luiz Claudio Romanelli e Alexandre Curi.  No mês passado, ou seja, em fevereiro, Romanelli reforçou o convite aOsmar Dias. Outro grupo que considera uma composição com o ex-senador é o do PMDB, segundo o deputado João Arruda – entretanto o candidato seria Roberto Requião. O assédio tem sido grande porque o ex-senador tem se firmado como um nome de destaque, sobretudo pelo potencial de promover a integração de grupos políticos.

Outros candidatos

Outros possíveis candidatos ao governo do estado em 2018 são Roberto Requião (PMDB), Ratinho Júnior (PSD) e a vice-governadora Cida Borghetti (PP). Requião é senador e quer voltar a governar o Paraná pela quarta vez. Ratinho é Secretário de Desenvolvimento Urbano do governo Richa e tem tido pouco destaque no cenário político. Ao contrário disto, Cida Borghetti assumiu o governo e permaneceu no cargo entre os dias 22 de fevereiro e 08 de março, período em que inaugurou obras e participou de eventos em todo estado.  Entretanto, existe a possibilidade de o grupo do governo apoiar Osmar Dias como candidato. As eleições são no próximo ano, mas os bastidores estão agitados.

Discussão sobre a Reforma da Previdência

O Sindicato Patronal Rural de Irati adiou a reunião sobre a Reforma Previdenciária, que seria realizada nesta sexta-feira, dia 10, para o dia 24 de março. O presidente do Sindicato, MesaqueKecot Veres, informou, através da rádio Najuá, que o relator da reforma, deputado licenciado, Reinhold Stephanes (PSD), terá outro compromisso previamente agendado e não poderá estar presente no dia 10, o que justificou o adiamento da reunião.

Projeto

A prefeitura de Irati apresentará projetos para a melhoria de estradas rurais ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Na noite da próxima segunda-feira (13), o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural fará uma reunião para decidir os trechos das estradas rurais que serão incluídos nos projetos. Cabe ao conselho tanto a indicação como a aprovação dos locais.