facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 955 - Já nas bancas!
17/02/2017

Chefes e vice-chefes de Departamento tomam posse no campus Irati

Chefes e vice-chefes de Departamento tomam posse no campus Irati

Eleitos para estar a frente dos Departamentos Pedagógicos da Unicentro em 2017 e 2018, os novos chefes e vice-chefes participaram da cerimônia de posse realizada no campus Irati, na quinta-feira (09). O ato marcou a entrega das portarias com a nomeação dos professores que assumem a função a partir do dia 18.

O reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona explica que o objetivo de realizar uma solenidade com esta finalidade é enaltecer sempre a importância dos Departamentos, e a importância da gestão dos Departamentos no funcionamento institucional. “De acordo com o nosso Estatuto, o Departamento é uma unidade da administração básica da Universidade. Ou seja, é uma unidade em que toda a base da gestão institucional acontece - a gestão do ensino, a gestão da extensão, da pesquisa, a gestão administrativa de pessoal docente. Então, é uma função de extrema importância e de grande relevância no funcionamento institucional. A ocupação deste cargo é também um processo formativo muito grande na carreira docente. O professor que desempenha a gestão no Departamento passa a compreender e a conhecer muito melhor a Universidade e, portanto, passa a poder atuar cada vez melhor dentro dela”, ressalta.

Na ocasião, a Reitoria também informou sobre as dificuldades administrativas e financeiras vislumbradas para o ano de 2017. “O nosso desejo seria numa solenidade de posse poder informar situações novas, conquistas importantes e rumos diferentes para a nossa instituição. O cenário atual, de crise em todo o país, é bastante restritivo e a gente, nesse momento, acaba sendo portador de notícias que causam maior preocupação no âmbito da instituição”, pondera Bona.

Em seu discurso, o vice-reitor Osmar Ambrósio de Souza falou sobre as dificuldades que a universidade vem enfrentando nos últimos anos, mas frisou a importância de não se deixar abater diante dessa frente negativa. “Nós estamos trabalhando com o sonho de muitos alunos de frequentar o Ensino Superior. Temos que construir nossos argumentos para superar as adversidades e não matar os sonhos dos nossos acadêmicos”, acrescentou.

Neste sentido, o diretor do campus Irati, Afonso Figueiredo Filho afirma que as dificuldades vão continuar em 2017. “O Departamento é a célula mais importante da universidade, é nele que nascem os problemas, mas também é nele que estão as soluções. E são nestes momentos difíceis que temos que nos agigantar e trabalhar todos juntos em prol dos nossos alunos, cursos e também do campus e da Unicentro”, observa.

Pela primeira vez a frente do Departamento de Geografia, o professor Julio Manoel França está otimista e acredita também na força do diálogo. “Tanto eu, quanto o professor Daniel, que é o vice-chefe, queremos fazer algo bem construtivo, seja dentro do Departamento, seja no Setor. Nele, apesar de cada curso ter as suas demandas específicas, suas expectativas e posições, a ideia é buscar um equilíbrio para algo construtivo. Que predominem os pontos de convergência e que consigamos dialogar, porque mesmo diante de divergências, vamos buscar um ponto de equilíbrio e fazer uma gestão bastante construtiva”, finaliza.

Confira quem são os novos chefes de Departamento

Setor de Sociais Aplicadas:Administração - Chefe: Sérgio Luis Dias Doliveira; Vice-chefe: Mauricio João Atamanczuk; Ciências Contábeis - Chefe: Telma Regina Stroparo; Vice-chefe: Célia Schery; Turismo - Chefe: Diogo Lüders Fernandes; Vice-chefe: Ronaldo Ferreira Maganhoto;

Setor de Humanas, Letras e Artes: História - Chefe: Ana Maria Rufino Gillies; Vice-chefe: Nádia Maria Guariza; Pedagogia - Chefe: NelsiPabis; Vice-chefe: Ana Flávia Hansel; Letras - Chefe: Edson Santos Silva; Vice-chefe: Cristiane M. PianaroAngelo

Setor de Ciências da Saúde: Educação Física - Chefe: Gilmar de Carvalho Cruz; Vice-chefe: Khaled Omar Mohamed El Tassa; Fonoaudiologia - Chefe: Ana Paula Dassie Leite; Vice-chefe: Luciana Branco Carnevale; Psicologia - Chefe: Kátia Alexsandra dos Santos; Vice-chefe: Alayde Mª Pinto Digiovanni

Setor de Agrárias e Ambientais: Geografia - Chefe: Julio Manoel França da Silva; Vice-chefe: Daniel Luiz Stefenon; Engenharia Ambiental - Chefe: Jeanette Beber de Souza; Vice-chefe: Kely Viviane de Souza; Engenharia Florestal - Chefe: Andréa Nogueira Dias; Vice-chefe: Fabiana Schmidt B. Peres; Matemática - Chefe: Joyce Jaqueline Caetano; Vice-chefe: Karolina Barone Ribeiro Silva

Texto/Fotos: Assessoria Unicentro

Galeria de Fotos