facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 996 - Já nas bancas!
17/02/2017

Lama aumenta a dificuldade e a emoção da Copa de Velocross em Inácio Martins

Mais de noventa pilotos paranaenses enfrentaram o barro e disputaram as provas da Copa Integração de Velocross. O evento foi organizado pelo Moto Clube Inalama e contou com o apoio da Prefeitura Municipal

Lama aumenta a dificuldade e a emoção da Copa de Velocross em Inácio Martins

Motociclistas de diversas cidades do Paraná participaram no domingo (12), em Inácio Martins, das provas da primeira etapa da Copa Integração de Velocross, que ocorreu na Pista da Vila Nova. Com o tempo chuvoso, as dificuldades aumentaram e a lama foi um teste a mais para as habilidades dos pilotos. Equilíbrio e força maiores, desafios técnicos e superação de problemas mecânicos foram algumas das exigências a mais para os participantes.

Para o público, que compareceu em peso para assistir a disputa, a emoção aumentou ao ver os pilotos enfrentarem o barro. A torcida gritava entusiasmada e aplaudia cada manobra. Amigos e familiares preocupavam-se com os participantes. 

RosmarliMikuska, mãe de dois pilotos do Moto Clube Inalama, de Inácio Martins, contou que assistiu o velocross pela primeira vez neste domingo (12). Apreensiva ao ver os filhos Luis Gustavo e Luis Fernando na pista de corrida, ela apertava, o tempo todo, uma medalhinha.   “Eu estava segurando minha santinha para não acontecer nada como eles”, comentou, confessando ter ficado “meio assustada”.

Os filhos de Rosmarli, que já participam de provas de velocross há vários anos, também ajudaram na coordenação do evento. Luis FernandoMikuska conta que é a primeira  vez que que a equipe Moto Clube  Inalama, formada por aproximadamente 40 pessoas, organiza  Copa Integração de Velocross. “Mas Inácio Martins já tem uma tradição de mais de dez anos neste tipo de evento”, destaca.

Para que o evento pudesse voltar a ocorrer no município, os membros do Inalama iniciaram o trabalho no ano passado.  “Desde novembro a gente começou com o evento, a parte da pista, a trabalhar a limpeza do local, para adequar a pista para fazer o evento; em parceria com a prefeitura a gente conseguiu encarrar os desafios e organizar o evento”, disse Luis FernandoMikuska.

O prefeito de Inácio Martins, Júnior Benato, acompanhou a Copa Integração ao lado do vice-prefeito, KleversonPerussolo, e cita as ações para definir a pista.  “Aqui era um local com muito mato, sem estrutura nenhuma; a prefeitura foi parceira, deu toda a estrutura, com os equipamentos, vindo trabalhar no final de semana com o Moto Clube Inalama. Eles são os heróis deste evento, se dedicaram e conseguiram trazer todo este pessoal que vem abrilhantar o nosso município neste primeiro evento no início de gestão, e de tamanha grandeza”, afirmou o prefeito Júnior Benato.

Ao todo, participaram mais de noventa pilotos, de equipes de Inácio Martins, Irati,Paranaguá, Pato Branco, Guarapuava, Teixeira Soares, Imbituva, Rebouças, Mallet, Rio Azul, Pinhão, dentre outros municípios do Paraná.  Eles disputaram provas nas categorias VX3, 230 cilindradas, Trilheiros, Estreantes, dentre outras. Ainda ocorreram provas femininas, na categoria Batom, e infantis, na categoria Minimoto. Os primeiros colocados ganharam troféus e premiação em dinheiro.

Atrações diversificadas

A Copa Integração de Velocross também contou com atrações diversificadas para o público, como praça de alimentação, diversos Foodtrucks, e voos panorâmicos de helicóptero. “Trouxemos uma aeronave, que foi novidade em Inácio Martins, e a conseguimos negociar um preço bem acessível para a comunidade toda ter o prazer de andar, porque não é todo dia que a gente consegue trazer uma aeronave”, comentou o representante do Moto ClubeInalama.

Luis Fernando Mikuskacita ainda a parceria com a Capela São Cristóvão, que serviu almoço com churrasco, maionese e outros alimentos. Também pasteis e bebidas.   “Foi uma parceria com a Capela São Cristóvão, então a gente só usou o terreno [para a pista], e o lucro vai ser todo deles, todo doado para a igreja”, relatou.

A boa participação do público para assistir o velocross e apreciar os outros atrativos da festa foi enaltecida pelo prefeito Júnior Benato. “Mesmo com chuva, com lama, o público compareceu. Existia carência do município de Inácio Martins por um evento destes. Também quero aproveitar e já dizer que teremos no mês de junho, a volta da Festa do Pinhão, depois de quatro anos. E este festival de Velocross que nós estamos tendo, que sirva já de início das atividades festivas de Inácio Martins”, destaca. Júnior Benato cita ainda que eventos como esses movimentam a economia local, os hotéis, restaurantes, supermercados, farmácias. “todo mundo ganha, o comércio é aquecido com este tipo de evento”, finaliza o prefeito.

Texto: Letícia Torres

Fotos: Ciro Ivatiuk/Hoje Centro Sul

Galeria de Fotos