facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 969 - Já nas bancas!
17/02/2017

Política em Questão – Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Política em Questão – Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Encontro de Gestores de Saúde

A maioria dos prefeitos da região Centro Sul participou, nesta terça-feira (14), do Encontro de Gestores Municipais de Saúde. O evento ocorreu em Curitiba e reuniu prefeitos e secretários de Saúde dos 399 municípios paranaenses. O governador Beto Richa fez a abertura do encontro e ressaltou as políticas públicas que o Estado mantém para atender o setor. 

Dedicação e resultados

O prefeito de Teixeira Soares Lula Thomaz (PSB) e a vice-prefeita Juliana Belinoski (PSC) não tem perdido tempo. Eles estão se dedicando à busca de recursos estaduais e federais para garantir obras e equipamentos para o município. Neste início de semana, foram vários encontros com deputados e líderes políticos estaduais. Na segunda-feira (13), no período da manhã, Lula e Juliana estiveram em Ponta Grossa conversando com o deputado federal Sandro Alex (PSD). O parlamentar se comprometeu a destinar uma emenda de R$ 600 mil para a execução de obras de pavimentação no Distrito de Guaraúna, no trecho conhecido como Rua da Uva.

Outras conquistas

Ainda na segunda-feira (13), no período da tarde,Lula Thomaz (PSB) e Juliana Belinoski (PSC) seguiram para Curitiba. No período da tarde, o prefeito de Teixeira Soares cumpriu agenda com o chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni (PSDB). Lula solicitou apoio para que o município consiga financiamento junto à Secretaria de Desenvolvimento Urbano, SEDU/Paranacidade, para a compra de equipamentos. As tratativas foram boas e nova reunião para a continuidade da discussão de projetos está programada ainda para esta semana. Já a vice-prefeita Juliana foi recebida pelo deputado estadual Bernardo Ribas Carli, que destinou R$ 400 mil para Teixeira Soares. Os recursos fazem parte do “cardápio”, ou seja, do montante destinado pelos parlamentares aos municípios em que são elencadas possíveis utilizações para as verbas.

Rumo à Brasília

E na próxima semana, o prefeito de Teixeira Soares, Lula Thomaz (PSB) tem viagem agendada para Brasília. Ele permanecerá na capital federal na segunda, terça e quarta-feira, ou seja, entre os dias 20 e 22 de fevereiro, quando levará reivindicações do município aos deputados federais Sandro Alex (PSD), Aliel Machado (REDE) e Reinhold Stephanes (PSD). Boas novidades deverão ser trazidas de Brasília pelo prefeito.

Reativação da cachoeira central em Irati

O prefeito de Irati, Jorge Derbli (PSDB), pretende reativar a visitação na cachoeira localizada na área central da cidade, próxima da Colina Nossa Senhora das Graças, para estimular o turismo. A empresa que fabrica papel, atualmente desativada, que é proprietária do espaço onde está a cachoeira, tem negociando com a prefeitura a reabertura desse interessante ponto turístico.

Convocação de aprovados em concurso

Em Rebouças, onze profissionais aprovados no concurso público 001/2014, foram convocados pelo prefeito Luiz Everaldo Zak, na última semana, através do decreto 056/2017.  São professores, motoristas, um assistente operacional e um auxiliar administrativo. Os convocados têm até quinta-feira (16) para se apresentar na Prefeitura de Rebouças, no departamento de Recursos Humanos.