facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 982
13/02/2017

Política em Questão – Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Política em Questão – Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Iratienses participam do Show Rural

Lideranças políticas do Paraná e do Brasil participaram do Show Rural em Cascavel. Considerado um dos maiores eventos do setor agrícola do país, o Show Rural teve início no dia 06 e termina nesta sexta-feira (10). De Irati, uma comitiva de agricultores marcou presença e pôde conhecer novas tecnologias em diversas áreas, como produção de leite e fruticultura. Acompanharam os produtores rurais, o secretário de Agricultura, Raimundo Gnatkowski, e o prefeito Jorge Derbli.

5 governadores visitam o Show Rural 

Quarta-feira (08) foi um dos dias marcantes do Show Rural, quando cinco governadores estiveram na feira. Estiveram em Cascavel os governadores do Paraná, Beto Richa; de Santa Catarina, João Raimundo Colombo; do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori; o Governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja;  e o Governador de Tucumán na Argentina, Juan Manzur. Eles foram recepcionados pelo diretor-presidente da Coopavel, DilvoGrolli e pelo prefeito de Cascavel Leonaldo Paranhos da Silva.

Técnica e política

Em todos os municípios do país, os gestores têm de enfrentar a escassez de recursos e buscar alternativas viáveis para colocar suas ideias em prática.  Irati, por exemplo, já está elaborando um projeto para apresentar ao governo federal e pleitear recursos para a Festa do Pêssego.  A partir da união de projetos técnicos bem feitos e articulação política, recursos são conquistados para ações específicas, como um evento ou uma obra. 

Pavimentação até o Angaí

O mês de fevereiro teve início com boas notícias para o município de Fernandes Pinheiro. A prefeita Cleonice Schuck e o vice Fábio Jacomel entregaram ao secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná José Richa Filho o anteprojeto para a pavimentação da ligação entre a BR 277 e a comunidade do Angaí.  A obra conta com o apoio do deputado estadual Alexandre Curi.

Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Irati se reuniu pela primeira vez este ano. Os novos conselheiros foram apresentados e foi escolhida como presidente Catarina IgnêsCanesso,como vice Elizabete de Lourdes Pedroso e como secretário, Denis Cezar Musial. A reunião ocorreu no Centro de Convivência do Rio Bonito e, a partir de agora, toda primeira quarta-feira do mês o conselho se reunirá.  Aproximadamente 10% da população do município de Irati faz parte da terceira idade, segundo o secretário municipal de Assistência Social, Sidnei Jorge.