facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 969 - Já nas bancas!
10/02/2017

Política em Questão – Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Política em Questão – Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Encontro Município Transparente

Na segunda-feira (06), ocorreu em 26 estados brasileiros o Encontro Município Transparente com objetivo de orientar sobre a correta aplicação dos recursos públicos federais. No Paraná, o evento foi realizado em Curitiba e representantes dos municípios da região Centro Sul participaram. Estiveram presentes secretários, procuradores e prefeitos. Dentre os representantes do Centro Sul, o presidente da Amcespar e prefeito de Inácio Martins, Júnior Benato, e o prefeito de Teixeira Soares, Lula Thomaz. Organizado peloMinistério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU), a programação do evento incluiu temas como: fiscalização nos municípios, orçamento, licitações e contratos, prestação de contas, ouvidoria, transparência pública, Lei Anticorrupção e atuação do controle interno na Administração Pública. 

Júnior Benato e Rossoni

Além de participar do Encontro Município Transparente, o presidente da Amcespar, Júnior Benato, aproveitou a ida à Curitiba para bater um papo com o chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni sobre assuntos de interesse do Centro Sul.

Festa do Pêssego

Os preparativos para a Festa do Pêssego de Irati começarão cedo este ano. O secretário de Agricultura, Raimundo Gnaticoski, já agendou uma reunião para tratar do tema. Será no dia 23 de fevereiro, na sede da Associação Comercial, Aciai. O secretário quer que o borrego no rolete e a cerveja caseira voltem a ser comercializados na festa, pois acredita que são patrimônios da cultura do município.

1ª AgrifrutFest

Na manhã de sábado (04), a prefeita de Fernandes Pinheiro, Cleonice Schuck, colocou a mão na massa e ajudou a organizar os estandes da 1ª AgrifrutFest. Ela contou que devido à chuva que ocorreu na tarde de sexta-feira, os últimos detalhes tiveram de ser ajustados no sábado pela manhã. Dinâmica e animada, ao invés de apenas mandar, a prefeita também tomou iniciativa para fazer. O esposo, o ex-prefeito Nei Schuck,também trabalhou arduamente para o sucesso da festa.   

Apoio dos vereadores

A primeira sessão ordinária da Câmara Municipal de Irati de 2017 ocorreu nesta segunda-feira (06).  O prefeito Jorge Derbli e o vice-prefeito Amilton Komintski participaram. Polêmico, Derbli disse que não veio para agradar, mas sim para realizar.  Para tanto, ele sabe que precisa do apoio dos vereadores. Em seus discursos, muitos vereadores já elogiaram a forma que têm sido tratados pelo Executivo e os trabalhos que o gestor municipal fez no primeiro mês de governo. Para conquistar ainda mais o apoio dos edis, Derbli prometeu que parte das verbas a serem utilizadas em futuras pavimentaçõesterão os locais, as ruas, decididos pelos vereadores.

Parceria Brasil - Argentina

O governador Beto Richa participou nesta terça-feira (7) do encontro entre os presidentes Michel Temer e Maurício Macri, da Argentina. Outros governadores de Estado e ministros de ambos países também estiveram presentes na reunião, que aconteceu no Palácio Itamaraty, em Brasília. “Foi um encontro importante, que fortaleceu a parceria e as relações diplomáticas entre o Brasil e a Argentina, que é um dos maiores parceiros comerciais do nosso país”, disse Richa.