facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 946 - Já nas bancas!
06/02/2017

Política em Questão – Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Política em Questão – Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Comissões da Câmara Municipal de Irati

Na tarde desta quinta-feira (02), os vereadores de Irati se reuniram para discutir como serão formadas as comissões permanentes da Câmara Municipal. Devem ser constituídas as comissões de Justiça e Redação; Finanças e Orçamento; Saúde, Educação e Assistência Social; e Obras, Agricultura e Serviços Públicos. Os membros destas comissões serão empossados na primeira sessão do ano, que acontece na segunda-feira (06).

Interior

Preocupados com a realidade do setor rural de Irati, os vereadores Edson Luiz Elias e Nivaldo Bartoski participaram da Tarde de Campo, que apresentou novas tecnologias para as culturas de soja e feijão e foi realizada em Barra Mansa. No evento, eles comentaram a importância do setor agrícola para o município e a necessidade de melhorar as estradas rurais, que apresentam muitos atoleiros.

Centenário de Teixeira Soares

Em Teixeira Soares, já tiveram início as discussões sobreo Centenário do município. A programação, que inclui a Expotexas,deve acontecer nos dias 12, 13, 14, 15 e 16 de julho.  A primeira comissão que para tratar das festividades já foi formada e a intenção é de trazer um ou dois shows nacionais para o evento. Outra preocupação da equipe doprefeitoLula Thomaz é de fazer um evento voltado para as famílias, com programação diversificada e custo acessível.

Porto de Paranaguá terá investimento de R$ 394 milhões

A ordem de serviço para início das obras de dragagem do Porto de Paranaguáfoi assinada nesta quinta-feira (02) pelo ministro dos Transportes, Maurício Quintella. A execução do projeto compreende o aprofundamento do canal de acesso aquaviário, bacia de evolução e berço público do Porto. O Ministério dos Transportes vai investir um total de R$ 394 milhões nos serviços de dragagem. Na oportunidade, o ministro assinou também a aprovação do Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto de Paranaguá.

Lava Jato

A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) fez uma enquete, em que juízes foram citados para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal. A lista é uma sugestão paraMichel Temer, que indicará alguém para ocupar a vaga de Teori Zavascki, agora que já houve a definição do relator da Lava Jato, Edson Fachin.  O juiz Sergio Moro, responsável pela Operação Lava Jato, recebeu o maior número de votos, 319. Reynaldo Fonseca recebeu 318. Além da Ajufe, muitos têm falado de Sergio Moro no STF, entretanto, isso seria o mesmo que aconteceu com o Capitão Nascimento no filme Tropa de Elite, seria “cair para cima”, ou seja, no STF Moro estaria definitivamente afastado da Operação Lava Jato. Isso porque os processos em tramitação na Justiça Federal em Curitiba iriam para outro juiz que, talvez, poderia não ser tão incisivo quanto Moro. 

Lava Jato II

Coincidentemente, em sorteio eletrônico, o único ministro que pediu para deixar a Primeira Turma e ir para a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal – onde seria feito o sorteio da relatoria da Lava Jato – foi o sorteado. O fato é curioso. Agora, cabe a todos nós, brasileiros, acompanhar o trabalho dele.