facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 996 - Já nas bancas!
23/01/2017

Cursos de mestrado e doutorado estão com inscrições abertas na Unicentro

Fruto de uma associação ampla entra a Unicentro e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental (PPGESA) abriu a seleção para alunos regulares para o ano letivo de 2017. Os interessados podem se inscrever até o dia 06 de fevereiro.

A coordenadora-geral do PPGESA/Unicentro, professora Jeanette Beber de Souza explica que as inscrições podem ser feitas diretamente na Secretaria do curso de cada uma das instituições (UEPG ou Unicentro). Durante o período de férias, os interessados podem realizar as inscrições no Protocolo.

“A área de concentração é saneamento ambiental e recursos hídricos, e são duas linhas de pesquisa: recursos hídricos e meio ambiente, e tratamento de águas de abastecimento e águas residuárias. Os inscritos devem ser formados em Engenharia ou áreas afins, como biólogos, químicos, e outras formações de Engenharia além da Ambiental, Sanitária e Civil, por exemplo. Na realidade, qualquer profissional que tenha interesse na área ambiental de maneira geral e com formação superior está apto a concorrer a uma vaga no programa”, ressalta Jeanette.

A professora lembra que é importante que o candidato já tenha certo conhecimento em língua estrangeira (Inglês), pois se for selecionado, ao longo do ano letivo precisa comprovar suficiência. O processo de seleção do PPGESA consiste em prova escrita e entrevista individual que serão realizadas no dia 17 de fevereiro. “No nosso programa não exigimos no ato da inscrição, ou no início, a apresentação do pré-projeto. O candidato pode vir com uma ideia de pesquisa e apresentá-la na entrevista”, complementa.

Os alunos selecionados pelo PPGESA assistirão aulas em ambas as universidades. Por se tratar de um programa em associação, há ofertas de disciplinas tanto em Irati, como em Ponta Grossa.

“É um programa que apesar de novo está indo muito bem e tem uma procura relativamente boa. A formação obtida é bastante interessante no mundo atual que exige conhecimentos mais específicos de profissionais da área de Engenharia. É um título que dá margem aos profissionais depois atuarem com boa capacitação”, observa Jeanette.

O edital completo do processo de seleção e mais informações relativas ao PPGESA você encontra em: sites.uepg.br/ppgesa.

Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais

Esta sexta-feira (20) também é o último dia para a inscrição no Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais (PPGF) da Unicentro.

O PPGF tem como área de concentração Manejo Sustentável dos recursos florestais, trabalhando as linhas de pesquisa Manejo de Florestas Nativas e Manejo de Florestas Plantadas.

Para os candidatos ao curso de Mestrado não será exigido projeto de pesquisa e a seleção consta de prova escrita, análise do Currículo Lattes e entrevista pessoal. Já no caso dos interessados no Doutorado, além destas etapas, inclui-se a avaliação da proposta de pesquisa.

Tanto na prova escrita, como na entrevista pessoal, os candidatos residentes no estado do Paraná e Santa Catarina, obrigatoriamente tem que realizar a prova no campus Irati. Entretanto, os candidatos de outras partes do país podem realizar a prova em uma universidade próxima.

Com relação à proficiência em língua estrangeira, para o Mestrado é apenas exigido o Inglês. Já no Doutorado, o candidato tem que ter a comprovação de duas línguas, uma sendo a inglesa e outra a sua escolha.

Devido a problemas técnicos no Sistema de Arrecadação da Unicentro, o PPGF informa que o boleto bancário poderá ser emitido e pago até o dia 27 de janeiro, devendo o comprovante ser entregue na Secretaria do PPGF ou enviado no e-mail: ppgf@irati.unicentro.br, até esta mesma data. As inscrições e o envio de documentos seguem normalmente até o dia 20 de janeiro.

Texto: Assessoria Unicentro