facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 969 - Já nas bancas!
23/01/2017

Prefeito de Mallet comenta as primeiras semanas de governo

Segundo a atual administração, o momento é de rever contratos e convênios, além de tentar enxugar a máquina

Prefeito de Mallet comenta as primeiras semanas de governo

Em Mallet, as primeiras semanas de governo estão servindo para colocar a casa em ordem. “Já na segunda-feira, dia 02, nós fizemos reunião com o secretariado, onde expuseram os pontos positivos e pontos negativos. Então o que deu para resolver, nós resolvemos”, contou o prefeito Moacir Alfredo Szinvelskil.

O secretário de Administração, Cleber Augusto Ngroff, explica que a prática se estende por todas as semanas. “Desde aprimeira semana, toda a segunda-feira tem uma reunião às 7 horas com o secretariado aqui no gabinete em que avaliamos a situação da semana que passou. A gente já implantou isso e revê os assuntos que ficaram pendentes”, conta.

Segundo a atual administração, o momento é de rever contratos e convênios, além de tentar enxugar a máquina. Um dos meios de economizar, segundo o prefeito, é reduzir o tamanho da equipe: são sete secretários, nove diretores de departamento e seis cargos comissionados. De acordo com Moacir, o tamanho da equipe tem sido criticado pela oposição, mas para ele não há motivo de preocupação. “Como nós vamos tocar só com esse pessoal? Essa é uma questão de gerenciamento”, disse.

Um dos desafios é melhorar a frota do município, que segundo o prefeito e o secretário está precária. Os ônibus escolares, por exemplo, estão precisando de manutenção para continuar transportando os alunos.“Fizemos pedido para comprar pneus, deixar tudo certinho. Os motoristas estavam revoltados, não queriam viajar e eles [administração passada] obrigaram a viajar, então nós vamos comprar todos os pneus. Não tem licitação, em emergência dispensa licitação”, disse o prefeito. “Estamos fazendo o que é necessário, até mesmo porque esses ônibus têm que passar por uma vistoria. Comessa vistoria, está liberado o transporte dos alunos”, disse o secretário.

Ainda em relação à frota, o prefeito disse que pretende arrumar o maquinário da prefeitura. “No momento que der vou trocar o óleo de todas as máquinas e filtros. Jáfoi feito um pedido para fazer a licitação de todos os filtros e fazer licitação de compra de pneu, de patrola, essas coisas”, relata.

Atualmente, o que está sendo usado em serviços no município são duas patrolas, uma retroescavadeira e uma carregadeira. O prefeito disse que ainda pretende avaliar o maquinário e ver como será possível renovar e economizar neste setor. “Vou fazer uma comissão para fazer uma avaliação de todas essas máquinas e vamos leiloar, limpar esse pátio, se possível comprar novo, senão tocar com menos máquinas”, disse.

Entretanto, a precariedade do maquinário não impede que a administração tente realizar obras. Segundo o prefeito, há trabalhos na área rural e nos parques. “Nós fizemos os consertos primários então no campo”, disse o prefeito.

Diárias

O prefeito ainda conta que fez uma readequação nas diárias, usadas pelos funcionários para suprir despesas em uma viagem. “Ainda não é o que nós queremos. Nós queremos que, por exemplo, se quiser dormir em hotel de 5 estrelas, dorme, mas paga do bolso. Houve uma readequação já, mas ainda não é a ideia que eu penso”, disse.

Anteriormente a diária paga ao prefeito era muito alta, enquanto a paga aos funcionários que viajam, por exemplo, para o transporte de pacientes, era insuficiente para cobrir as despesas com a alimentação em cidades grandes como Curitiba ou Ponta Grossa.

De acordo com o secretário de Administração, o aumento das diárias irá para quem precisa. “Vai haver mais uma readequação e esses valores considerados absurdos de diárias que foram mexidos, vão ser mexidos de novo, nessa diminuição nesses valores a gente vai agregar a quem precisa mais que estava com o valor pequenininho”, disse. Atualmente a diária no município foi fixada em R$ 65,00.

Secretários de Mallet

Secretário Municipal de Administração: Cleber Augusto Engroff;

Secretário de Esporte, Cultura e Turismo: Valdir Adilson Wladyka;

Secretária Municipal de Saúde: Lorena Aparecida Soares;

Secretário Municipal de Obras: Gilmar Leseux Cezar;

Secretário Municipal de Educação: Elson Rogério Krinski;

Secretário Municipal da Fazenda: Marcelo Marciniuk;

Secretária Municipal da Família e Desenvolvimento Social: Eulália Sobanski Horn;

Secretária Municipal de Agropecuária e Abastecimento: Margareth Maksemovicz;

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul

Foto: Ciro Ivatiuk/Hoje Centro Sul