facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 955 - Já nas bancas!
23/01/2017

Política em Questão – Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Política em Questão – Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Demandas da Santa Casa de Irati

Na próxima quinta-feira (26), acontece a posse dos integrantes dos conselhos Deliberativo, Administrativo e Fiscal da Santa Casa de Irati para o Biênio 2017/2018. A solenidade será no auditório da 4ª Regional de Saúde, às 19h00. O médico psiquiatra LadislaoObrzut Neto assumirá o cargo de provedor, em substituição a Germano Strassmann, que permaneceudez anos na função. Recentemente, Obrzut Neto já participou de reunião com o chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Valdir Rossoni, quando discutiu necessidades da instituição. Integrantes do PSDB de Iratiacompanharam o novo provedor.

 

Serviços urbanos

Nas últimas semanas, as equipes da Prefeitura de Irati realizaram patrolamento e adequação de ruas em bairros da cidade. Foram atendidos: Fragatas, Lagoa e vias de acesso à Vila Raquel e Loteamento Tucholka. Também houve operação tapa-buracos nas ruas próximas ao Parque Aquático de Irati e substituição de galerias no bairro Canisianas. E um dos primeiros trabalhos feitos foi na Rua Jornalista José da Silva, proximidades da BR 153, onde um desmoronamento –que estava delimitado por uma manilha há tempos – gerava grandes transtornos ao trânsito.

 

Projeto Verão Irati

Desde o dia 10 de janeiro, está acontecendo no Parque Aquático o projeto Verão Irati, que oferece avaliações físicas, aulas de ginástica, voleibol, futebol, bete ombro, peteca, slackline e badminton. As atividades são sempre nas terças, quartas e quintas-feiras, a partir das 18h30. Coordenado pela Secretaria de Esporte e Lazer, o projeto Verão Irati vai até o dia 19 de fevereiro.

 

Municípios insustentáveis

Neste início de ano, um estudo do Tribunal de Contas (TCE-PR) constatou que 96 dos 399 municípios paranaenses são financeiramente insustentáveis. Isso porque neles a arrecadação não dá conta de manter prefeituras e câmaras municipais, e ainda garantir serviços de qualidade ao cidadão. Na região Centro Sul, nenhum dos municípios se enquadra nessa classificação. De modo geral, os municípios financeiramente insustentáveis têm menos de 5 mil habitantes.

 

Morte de Ministro do STF gera questionamentos

A morte do ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), gera questionamentos no âmbito da Operação Lava Jato.  O delegado federal Marcio Adriano Anselmo, que atua na Lava Jato pediu investigação “a fundo” da morte do ministro, que ocorreu “na véspera da homologação da colaboração premiada da Odebrescht”. Teori Zavascki faleceu aos 68 anos, na queda de um avião no mar, próximo a Paraty, no Rio de Janeiro.