facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 955 - Já nas bancas!
23/12/2016

Natal Polonês marcou o fim de semana em Irati

Natal Polonês marcou o fim de semana em Irati

A 7ª edição do Natal Polonês aconteceu em Irati na última semana, na noite de sexta-feira (10). Organizado pela Representação Central da Comunidade Brasileiro-Polonesa do Brasil (Braspol),o evento proporcionou momentos de alegria e confraternização. Ocorreramapresentações musicais, jantar típico e celebração do Natal nos costumes da etnia.

Uma das principais tradições polonesas realizada durante a noite foi a partilha do oplatek, conhecido como pão celeste. Também houve a celebração do Natal com leitura do Evangelho em português e polonês.

Comidas típicas da cultura polonesacomo bibos (um guisado de repolho e carne, semelhante ao chucrute),broa, patês, pirogue, torta de maça, torta de requeijão, geléias, cuque, sonho, bolo, dentre outros alimentos integraram a saborosa ceia.

NelciPabis, uma das organizadoras do evento, destaca a importância da preservação da tradição cultural polonesa e da integração de gostos e costumes dos imigrantes desta etnia e das demais etnias que constituem os municípios da região. 

Fotos: Karin Franco/Hoje Centro Sul

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul 

Galeria de Fotos