facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 952 - Já nas bancas!
11/07/2016

Teixeira Soares comemora seus 99 anos

População fala sobre expectativas com o município que está prestes a celebrar seu centenário

Teixeira Soares comemora seus 99 anos

Na sexta-feira, 08, o município de Teixeira Soares comemorou seu aniversário de 99 anos com a 5ª Expotexas.

O município de Teixeira Soares foi instituído em 14 de julho de 1917 e seu nome é uma homenagem ao engenheiro João Teixeira Soares. Antes de virar município, a localidade era pertencente a Palmeiras.

A origem do município está ligada diretamente aos tropeiros que cruzavam a região através de picadas abertas na mata virgem. A construção de uma estação ferroviária próximo ao povoado, inaugurada em 1900, foi um dos fatos que também ajudaram no desenvolvimento do povoado que mais tarde se tornou município.

O jornal Hoje Centro Sul foi às ruas de Teixeira Soares para perguntar para a população sobre a expectativa em relação ao município que está perto de seu centenário - que será comemorado em 14 de julho de 2017 -, o que já viu em relação ao município, e o que espera dele para o futuro.

De modo geral, os cidadãos reconhecem que o município evoluiu nos últimos anos. Para o futuro, rumo ao centenário de Teixeira Soares, acreditam que as estradas rurais devem ter mais atenção e que investimentos podem melhorar o setor de saúde e motivar os jovens a conseguirem empregos, permanecendo em Teixeira Soares.

 

“Melhorou bastante nos últimos tempos com a gestão desse prefeito, tá uma beleza. Espero os que estão para frente, que continuem trabalhando, como trabalhou... ou até melhor. Tinha que melhorar um pouco mais a saúde em geral.  Acho que nós do interior precisamos mais é de estrada, um pouco mais de atenção nas estradas”

Ivo Pereira dos Santos, agricultor

 

“Eu sou natural de Irati, estou trabalhando aqui agora, sou dentista, então minha expectativa é que o município cresça para que o meu emprego dure e aumente e eu possa contribuir mais para a cidade”

Valéria Fillus, dentista

 

“A gente tem visto crescimento, mas a gente quer mais, né. Principalmente em relação à nossa juventude, vem crescendo bastante, e aí você vê todo mundo indo embora, quem sabe não tem oportunidade, emprego, alguma coisa nesse sentido,  preocupação com a nossa juventude. No mais tudo certo, uma coisa boa que a cidade representa é a segurança, que é um ponto positivo”

Ana Paula Schefer, servidora pública

 

“Eu moro no interior e eu acho que falta um asfalto daqui até a Gruta, acho que já teria projeto do município, faz anos (...) Nos últimos oito anos teve um monte de melhora, asfalto, saneamento, acho muito bom”

Marcio Kovalski, pedreiro

 

“De uns anos pra cá melhorou bastante se seguir assim não está ruim não. De 10 anos pra cá que melhorou, tava péssimo, não tinha nada. A cidade melhorou bastante, interior não melhorou muito, mas na cidade melhorou bastante. Tomara que siga assim, se seguisse assim tá mais ou menos pra nos últimos anos”

Italvino Iora, agricultor

 

“Espero bastante coisa que está precisando. A principal seria as partes do interior que está bem deixado”.

Irineu dos Santos, agricultor

 

Texto: Karin Franco/Hoje Centro Sul

Fotos: Karin Franco/Hoje Centro e Silmara Andrade/Hoje Centro Sul

Galeria de Fotos