facebook

Cleonice Schuck leva reivindicações da área de saúde ao presidente Jair Bolsonaro

A presidente do CIS/Amcespar apresentou a Bolsonaro o pedido de aumento da destinação de recursos federais para o custeio do atendimento em saúde, questão que preocupa prefeitos de todo o Brasil

11/07/2022

Cleonice Schuck leva reivindicações da área de saúde ao presidente Jair Bolsonaro

Na semana passada, a presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS/Amcespar), prefeita de Fernandes Pinheiro Cleonice Schuck, participou de uma reunião com o presidente da República, Jair Bolsonaro, em Brasília, na terça-feira (05). Ela foi convidada para um seleto café no Palácio do Planalto, que reuniu aproximadamente cem pessoas, entre prefeitos, vereadores, deputados e lideranças políticas do país inteiro.

Apenas Cleonice e outras cinco pessoas puderam discursar e apresentar reivindicações ao presidente da República. “Do Paraná, somente eu e o presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP). Fui a primeira a falar e me senti honrada e respeitada enquanto gestora e mulher”, contou Cleonice.

A presidente do CIS/Amcespar apresentou a Bolsonaro o pedido de aumento da destinação de recursos federais para o custeio do atendimento em saúde, pois a tabela de valores pagos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) não é atualizada há vários anos, o que gerou uma defasagem. “Como prefeita e como presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde deixo o pedido de um olhar para a atualização das tabelas do SUS e a correção dos recursos para a manutenção dos serviços de saúde”, disse Cleonice, relatando que a questão preocupa os prefeitos do Brasil inteiro.

Tanto que a discussão sobre o custeio da saúde pública foi um dos principais temas da Mobilização Municipalista, organizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), que reuniu mais de mil gestores em Brasília nesta semana. De acordo com o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, as propostas que estabelecem reajustes de pisos salariais de diversas categorias, principalmente da Saúde precisam ser debatidas. Ziulkoski enfatizou que o movimento municipalista reconhece a importância dos profissionais e que não é contra o piso, mas que é necessário estabelecer a fonte de custeio.

Na mobilização, os municípios da região foram representados pela presidente do CIS/Amcespar e pelo presidente da Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná (Amcespar), prefeito de Inácio Martins Edemétrio Benato Júnior. 

Cleonice explica que ela e o presidente da Amcespar foram a Brasília para “discutir pautas, junto com outros prefeitos de todo o Brasil, buscando a recomposição dos recursos repassados aos nossos municípios, para que assim possamos honrar com os compromissos assumidos com a população e atender cada vez melhor as necessidades dos munícipes”.

Sede para o CAPS

Outro compromisso da presidente do CIS/Amcespar foi uma reunião no Ministério da Saúde.  Acompanhada pelo deputado federal Sandro Alex, ela pôde encaminhar alguns projetos da região. Cleonice e Sandro solicitaram recursos para a construção da sede própria do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) regional e também pediram a habilitação dos serviços de atendimento psicossocial para as crianças.

“Estão encaminhados dois assuntos importantes: A habilitação do CAPS Infantil, que será feita no próximo mês, em agosto; e também estamos buscando a construção do novo CAPS Regional”, contou o deputado Sandro Alex.

A presidente do CIS/Amcespar agradeceu o auxílio do parlamentar para a habilitação do atendimento psicossocial às crianças. “Teremos uma equipe multiprofissional para atendê-los, uma grande conquista, obrigada pelo seu apoio”, finalizou Cleonice.

O vereador de Fernandes Pinheiro Vanderlei Taiok acompanhou a prefeita nos compromissos em Brasília.  

Texto: Letícia Torres/Hoje Centro Sul

Fotos: Divulgação

Comentários

🗞️📰 Edição 1580 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580