facebook

Avaliação do projeto PlanificaSUS coloca 4ª Regional de Saúde como líder no Brasil

07/08/2023

Avaliação do projeto PlanificaSUS coloca 4ª Regional de Saúde como líder no Brasil

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realizou na sexta-feira (28) a cerimônia de conclusão das etapas de 1 a 10 do PlanificaSUS no Paraná, finalizadas na 4ª Regional de Saúde de Irati. O evento encerrou o triênio 2021/2023, que ocorreu com auxílio do Hospital Israelita Albert Einstein, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).

O evento permitiu identificar as conquistas e avanços na organização dos processos de trabalho na Atenção Primária à Saúde (APS) e Atenção Ambulatorial Especializada (AAE), o que reflete diretamente na melhoria do cuidado ofertado aos usuários do SUS em toda região.

A presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS/Amcespar), prefeita de Fernandes Pinheiro, Cleonice Schuck, desta o atendimento multiprofissional realizado através do Ambulatório Modelo de Atenção às Condições Crônicas (MACC) como referência do PlanificaSUS para o Estado. “Fomos modelo para muitos municípios que queriam entender e conhecer de perto o que era o planifica SUS, e já tivemos diversas visitas no CIS Amcespar de consórcios de outras regiões que vieram para buscar informações, principalmente para entender o trabalho do MACC, que é o carro-chefe nesse PlanificaSUS”, conta.

Melhor avaliação do país

Segundo o Índice de Planificação da Atenção à Saúde (iPAS), desenvolvido pelo Hospital Israelita Albert Einstein para monitorar o avanço das atividades na implantação da planificação e seus resultados em saúde, entre as 24 regiões de saúde envolvidas no Projeto PlanificaSUS do Brasil, a 4ª RS de Irati atingiu a nota 9.1 no desempenho, o que a torna a região mais bem avaliada do País. A média nacional é 6.9.

E a melhoria é visível nos municípios, como relata o prefeito em exercício de Imbituva, Zaqueu Bobato. “O planifica SUS veio para transformar a realidade lá no município, no sentido da organização mesmo. A gente vê essas melhorias que são significativas hoje, você não presencia mais 100 pessoas lá em uma unidade a partir de 3 horas da madrugada para conseguir uma ficha. Existe uma organização, um critério”, destaca Zaqueu. 

O prefeito de Rio Azul, Leandro Jasinski cita que o programa trouxe soluções. “Estamos comemorando um sistema que veio, que deu certo, foi implantado, que trouxe mais soluções na administração pública. Quantos problemas surgem na administração pública todos os dias, a gente tem que comemorar quando vem o sistema que traz soluções para os problemas que vão surgindo diariamente, ainda mais quando se trata de saúde”, disse Jasinski.

Os prefeitos de Mallet,  Moacir  Szinvelski, e de Rebouças, Luiz Zak, destacaram a importância de manter os serviços de qualidade no setor. O que requer a busca de mais recursos junto ao Estado e à União para financiar as ações. “O desafio é manter este patamar alto que conseguimos com o PlanificaSus”, frisou Zak.

Destaque na saúde básica

Entre as conquistas está também o aumento do Indicador Sintético Final (ISF) do Previne Brasil, programa vigente de financiamento da Atenção Primária do Ministério da Saúde (MS), que repassa recursos do governo federal para aplicar nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

O ISF refere-se à medição de sete indicadores relacionados ao atendimento de pré-natal (consultas, exames e atendimento odontológico), cobertura vacinal de crianças e atendimentos da população com hipertensão e diabetes. O município de Inácio Martins alcançou, na última avaliação, o 3º lugar no Paraná com a nota 10 no ISF, e ficou na 42º posição no Brasil.

“Temos na nossa regional hoje a grata satisfação de ter o 3º lugar entre os municípios do Paraná, que é Inácio Martins, que é o nosso município nota dez e também os outros municípios que melhoraram a sua pontuação. Com esse incentivo do Ministério da Saúde, Inácio Martins recebeu um carro zero quilômetro”, relata a diretora da 4ª Regional de Saúde, a médica Larissa Mazepa.

Na avaliação do prefeito de Inácio Martins, Júnior Benato, a conquista se deve à dedicação das equipes de saúde o município. “Tivemos bons exemplos. Por que? Porque as nossas unidades responderam, porque acabaram com as filas – aquelas que tinham para tirar ficha de madrugada – porque tinham um plano de agendamento, porque o médico da saúde da família estava nas suas unidades, tivemos suporte”, destaca o prefeito.

A diretora da 4ª Regional de Saúde enfatiza que o programa trabalha com as unidades básicas de saúde visando não apenas a ausência de doenças, mas o bem estar físico, mental e psicossocial das pessoas, como prevê a Organização Mundial da Saúde.

O prefeito de Teixeira Soares, Lula Thomaz, concorda.  “Trabalhar a saúde em prol de melhorar a vidas das pessoas é fundamental. Dar saúde digna, dar suporte na hora que as pessoas mais precisam. Nós trabalhamos e conseguimos avanços importantes”, diz.

Saúde do idoso

Outro exemplo de êxito foi o do ambulatório do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS Amcespar), que implantou o cuidado às pessoas idosas no Modelo de Ponto de Atenção Secundária Ambulatorial (PASA), com equipe multiprofissional, ciclo atenção contínua, cuidado compartilhado e acesso regulado pela APS, discussão de casos com as equipes da APS, e desenvolvimento de ações supervisionais, educacionais e de pesquisa.

Avanços na Atenção Especializada

Os resultados observados na Atenção Ambulatorial Especializada foram a redução do número de faltas em consultas agendadas e o aumento da taxa de agendamento de consultas, de 27% em março de 2023 para 70% em junho de 2023. “Esses resultados são frutos da parceria entre a Sesa, prefeitos, secretários municipais e as equipes de saúde que executam o cuidado nos territórios”, destaca o especialista de projetos do Hospital Israelita Albert Einstein, Guilherme Shimocomaqui.

Ele considerou ainda que o Paraná é destaque pela iniciativa de expandir o programa para as demais 21 regiões de saúde em quatro linhas de cuidado: Saúde da Pessoa Idosa, Materno-infantil, Saúde Mental e Hipertensão e Diabetes Mellitus, com a transversalidade das ações de vigilância em saúde em todas as etapas, como a imunização e segurança do paciente.

A presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde destaca como foram os trabalhos realizados pelas secretarias de saúde dos municípios durante a pandemia de Covid-19 na região. “Durante a pandemia nós tivemos recursos para poder atender a população e isso os secretários sabem, não nos faltou recursos, graças a Deus, superamos a pandemia. Tivemos com muito orgulho, verdadeiros guerreiros à frente da saúde da nossa região”, cita Cleonice Schuck.

Ela avalia que Projetos como o PlanificaSUS ajudam a melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem nos municípios da 4ª Regional de Saúde. “Quantas trocas de experiências, quantos trabalhos apresentados, quantas ferramentas criadas que melhoraram os processos e o principal de tudo, quantas condições de vida sendo melhoradas através desse processo”, finaliza a presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde.

Saúde mental poderá ser o foco das próximas ações

Para a diretora da 4ª Regional de Saúde, a médica Larissa Mazepa, na continuidade das ações de melhoria do setor, é preciso dar atenção à saúde mental que, de acordo com ela, é muito procurada na região. “Nós começamos com a saúde do idoso e a saúde materno infantil. É claro que dentro de uma unidade básica de saúde existem vários outros programas que a gente precisa implantar e são dez etapas. Provavelmente estão fazendo o estudo, principalmente o Einstein [hospital], para saber quais vão ser as próximas etapas, mas provavelmente vai ser através da saúde mental, que infelizmente aqui na nossa região é muito procurada”, explica Larissa.

Texto: Da Redação/ Hoje Centro Sul, com informações da Agência Estadual

Fotos: Letícia Torres/Hoje Centro Sul

Comentários

🗞️📰 Edição 1583 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580