facebook

Editorial - Colheita de soja começa com otimismo

19/02/2020

Editorial - Colheita de soja começa com otimismo

A colheita de soja no Paraná começou neste mês. Na região Centro-Sul, 8% do que foi plantado já foi colhido e no estado, 10% da colheita já foi realizada.

A expectativa é que somente na região sejam colhidas mais de 660 mil toneladas, uma estimativa maior do que o ano passado.

A positividade também está no âmbito estadual que prevê crescimento na produção, ajudando o Paraná a continuar ser o segundo maior produtor do país. São 5,5 milhões de hectares destinados à cultura que podem render 20 milhões de toneladas.

O otimismo vem principalmente do valor da saca de soja que está sendo comercializada a R$ 78. O preço é 15% maior que o do ano passado. A alta do dólar vem influenciando o preço bom, que estimula a venda e poderá trazer um bom retorno ao setor.

Um pouco desse retorno já pode ser visto em um relatório do Ministério da Agricultura e do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços que mostra que o agronegócio foi responsável por 77,6% das exportações do Paraná no ano passado.  Dos 16,2 bilhões exportados, US$ 12,6 bilhões foram de produtos de agronegócios, e desses, U$4,79 bilhões foram somente de soja.

Os números demonstram a força do setor no estado, especialmente, levando em consideração que os números finais mostram uma queda das exportações, especialmente por causa do lento crescimento da economia brasileira. Mesmo neste contexto de queda, as exportações no estado mostram que o setor é responsável por mais da metade do resultado final.

Atualmente, a única situação que ameaça a produção final é o clima. Nesta reta final, com a colheita acontecendo, é preciso que se tenha chuvas para que possa haver maturação do grão. Sem chuvas, produtividade pode ser atrapalhada.

Com o clima é difícil prever, mas é possível contornar ou minimizar. O meio de fazer isso ainda é investir em tecnologia, seja nas sementes, na orientação correta e no acompanhamento técnico das lavouras. Há investimento, mas se a intenção é produzir cada vez mais, é preciso investir em tecnologia e conhecimento cada vez mais.

Comentários

🗞️📰 Edição 1580 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580