07/02/2020
O aumento da conta de água tem sido assunto desde o ano passado.
Aumentos foram decretados e depois desautorizados, mas no fim do ano, o aumento da conta água no Paraná foi validado e desde o ano passado os paranaenses estão pagando um pouco mais pela água.
Mas alguns consumidores em Irati notaram um aumento maior do que o estipulado, chegando a diferenças de R$ 100, um valor que não é coerente com o anunciado.
Para muitos a justificativa foi a existência de vazamentos, já que houve aumento de consumo. Já para outros, a insistência na hora de reclamar surtiu efeito, tanto que houve admissão de erro de leitura e a redução de R$ 100 na conta.
A realidade é que muitos fatores podem ser a causa de um aumento de conta e é necessário analisar caso a caso.
Há situações que o problema está, sim, na residência e que após encontrá-lo e saná-lo, o problema desaparece e a conta volta ao normal. Encontrar esse problema e solucioná-lo é dever do consumidor.
Mas também há situações em que a solução não está ao alcance do consumir e para ter uma resolução o consumidor tem que buscar por seus direitos. Por isso, é importante que as pessoas insistam nesta busca e façam seu direito valer.
Primeiro, é necessário buscar o prestador de serviço, tentar negociar e resolver o problema. Se não resolveu, o consumidor ainda tem meios de buscar seus direitos através do Procon, por exemplo.
Há solução. Pode demorar, mas é preciso persistência para conseguir uma solução justa. O que não pode é o consumidor desistir dessa busca.