facebook

Guarda Municipal inaugura sede da Patrulha Maria da Penha em Irati

24/01/2020

Guarda Municipal inaugura sede da Patrulha Maria da Penha em Irati

Na manhã desta quinta-feira (23) aconteceu a inauguração da sede da Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal em Irati, que funcionará  no Centro Administrativo Municipal (CAM).

O local foi reformado e adaptado para atender mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, devido ao alto índice de violência contra a mulher em Irati.

O prefeito de Irati, Jorge Derbli, salienta que uma viatura zero quilômetro está sendo destinada para a realização dos serviços. “Aos poucos, com a colaboração da sociedade civil organizada estamos estruturando o local para prestar o melhor atendimento possível às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar”, observa.

O comandante da Guarda Municipal de Irati, Averaldo Lejambre, afirma que o trabalho da Guarda Municipal vai continuar normalmente, porém agora fazendo o acompanhamento as vítimas.

“A casa é para ter esse trabalho mais humanitário e melhorar esse atendimento com as vítimas. Nós, da Guarda Municipal, vamos continuar trabalhando na rua normalmente, visitando essas vítimas que estão com medida protetiva e também vamos fazer um acompanhamento. A ideia é ampliar esse trabalho e dar suporte às vítimas”, conta.

O prefeito Jorge Derbli também destacou a importância do acompanhamento que será feito às vítimas de agressões. “Esse acompanhamento vai ser feito pela Guarda Municipal, que passou por um treinamento, juntamente com a Assistência Social. E esse acompanhamento vai inibir novas agressões porque o agressor vai saber que estamos monitorando. De agora em diante, vamos acompanhar caso a caso para que se pare essa agressão”, finaliza. 

Serviço

No cotidiano dos serviços, a Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal de Irati atenderá as vítimas de violência doméstica e familiar que solicitam as medidas protetivas previstas em lei. Para tanto, recentemente todo o efetivo da Guarda Municipal realizou Curso de Formação sobre a Lei Maria da Penha, ministrado por oficiais da Polícia Militar do Estado do Paraná.

Como estabelece a Lei, para garantir a efetividade dos serviços propostos, as ações serão desenvolvidas de forma integrada entre as secretarias municipais, as autoridades e a sociedade civil organizada.

Segundo a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID), até 2019, os municípios paranaenses que possuem atuação da Patrulha Maria da Penha são Curitiba, Londrina, Foz do Iguaçu, Toledo, Arapongas, Ponta Grossa, Sarandi, Maringá, Cascavel, Pontal do Paraná, Araucária, Paranaguá, São Miguel do Iguaçu, São José dos Pinhais, Guarapuava e Apucarana.

Texto: Da Redação/ Hoje Centro Sul, com assessoria

Fotos: Jonas Stefanechen/ Hoje Centro Sul

Comentários

🗞️📰 Edição 1574 - Já nas bancas
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580