facebook

Início do ano em Irati é marcado por obras de pavimentação

23/01/2020

Início do ano em Irati é marcado por obras de pavimentação

Em Irati, o primeiro mês do ano está sendo marcado pelo início da execução de várias obras de infraestrutura nos bairros da cidade.

Destacam-se os serviços preliminares à pavimentação que estão em andamento em diversas ruas do Jardim Virgínia e o início das obras de pavimentação na Rua João Anciutti Filho, na Vila Matilde.

As obras nestes bairros são parte do programa Asfalto Novo, da Prefeitura Municipal de Irati, que entregará para a população 84 mil metros quadrados de recape e 25 mil metros quadrados de pavimentação asfáltica. Vários outros bairros e localidades rurais fazem parte do programa.

No Jardim Virgínia, em todo o bairro está sendo providenciado um extenso sistema de drenagem. Este serviço preliminar, em andamento na Rua Bernardino Rebesco, apesar dos transtornos que normalmente causa, é fundamental para garantir a durabilidade da obra.

A engenheira civil da Prefeitura de Irati, Jéssica Custódio, explica: “Estamos tendo um trabalho de drenagem, o qual é muito importante para a finalização desta obra, por questão de escoamento da água. Isso porque este bairro tem uma forte inclinação e esta água  tem que ser destinada para algum lugar”.

Ao todo, serão cerca de 15 mil metros quadrados de pavimentação no Jardim Virgínia. Deverão ser utilizados 4.000 metros cúbicos de rachão, 1.500 metros cúbicos de brita graduada, e duas toneladas de CBUQ. As obras incluem meio-fio, calçadas e paisagismo, que também fazem parte do projeto para o bairro.

Para a pavimentação de ruas  no Jardim Virgínia estão previstos investimentos da ordem de R$ 3 milhões.

Na Vila Matilde, teve início nesta semana a obra de pavimentação da Rua João Anciutti Filho. Esta é a segunda via do bairro a receber pavimentação – em agosto de 2019 foi finalizado o asfalto na Rua Augusto Anciutti Sobrinho, que é a via de acesso ao Instituto Federal do Paraná, campus Irati. Com as obras que começaram neste mês ocorrerá melhoria significativa no sistema viário do bairro. A Rua João Anciutti Filho foi uma das ruas contempladas pelo programa de financiamento Finisa e integra o programa Asfalto Novo, da Prefeitura Municipal de Irati.

De acordo com a engenheira civil Jéssica Custódio, inicialmente haverá a remoção da pedra irregular que reveste a via, depois escavação do leito da rua, para confecção de nova base e sub-base, e colocação de asfalto na pista de rolamento. Os serviços incluem ainda a remoção do meio-fio existente, que não está em condições de reaproveitamento, confecção de novo meio-fio, e feitio das calçadas do passeio. Também estão sendo providenciados serviços de drenagem em toda a extensão da rua que será pavimentada.

O secretário municipal de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo, Adriano Batista, comenta os investimentos na obra, que era uma grande reivindicação dos moradores da região.  “Estão sendo aplicados aproximadamente 600 mil de investimento e o prazo é de dez meses de execução”, conta.

Término da estrada do Pinho

Além das obras iniciadas neste início de 2020, haverá a conclusão no mês de fevereiro, da pavimentação da estrada da localidade rural do Pinho até a BR-277, num total de 6,2 quilômetros de extensão.

A obra começou com drenagem do trecho e chega agora à base que precede a pavimentação com CBUQ. A via receberá ainda toda a sinalização necessária após concluída a pavimentação.

Financiada com recursos federais da ordem de R$ 4,7 milhões, a obra está sendo executada pela empresa TCE Engenharia, a mesma que está realizando a pavimentação entre Irati e São Mateus do Sul.

Melhorias na infraestrutura do Condomínio Industrial

A Secretaria de Serviços Urbanos concluiu no dia 10 de janeiro, várias melhorias na rua que passa por trás das empresas Yazaki e Acome, e que dá acesso ao Condomínio Industrial da Vila São João.

A via, que é um prolongamento da Avenida Getúlio Vargas e paralela à Rua Vereador Francois Abib, necessitava de vários serviços e já está liberada ao tráfego. Foram feitos 14 metros de manilhamento para águas pluviais e confeccionada caixa de contenção.

A rua também recebeu serviços de patrolamento e cascalhamento em mais de 800 metros de extensão. Foram aplicadas cerca de 30 cargas de cascalho no trecho trabalhado.

Da Redação/Hoje Centro Sul, com informações Assessoria PMI

Fotos: Assessoria PMI

 

 

Comentários

🗞️📰 Edição 1574 - Já nas bancas
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580