facebook

Prefeitura de Irati divulga comunicado sobre alteração do CEP

20/12/2019

Prefeitura de Irati divulga comunicado sobre alteração do CEP

Muitos iratienses vêm relatando problemas depois da alteração dos Códigos de Endereçamento Postal (CEP) pelos Correios. Desde novembro, não há mais um único CEP geral no município, e o número de CEP é feito de acordo com os nomes de ruas. No entanto, muitos moradores relatam dificuldade em conseguir encontrar o CEP correto.

Nesta semana, a Prefeitura de Irati divulgou um comunicado falando sobre a mudança. No comunicado diz que “a Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (SEPLAN) da Prefeitura de Irati informa que não foi iniciativa da Prefeitura a alteração dos CEPs. Da mesma forma, esta Secretaria comunica que não é de competência do Executivo municipal a criação destes CEPs”.

O comunicado ainda explica que a mudança foi abrupta e não houve nenhum comunicado prévio à Prefeitura. “E sem um tempo razoável de transição para as necessárias adaptações. Segundo a SEPLAN, também não houve um período no qual tanto o CEP anterior quanto o CEP novo das ruas permanecessem valendo. Como agravante, a mudança aconteceu no período do fim de ano, quando há um volume relativamente grande de entregas. Coube ao município apenas o fornecimento aos Correios da base oficial de mapas, juntamente ao arquivo de leis municipais denominando todas as ruas”, explica.

A Prefeitura de Irati explicou que foram fornecidas as leis e a base de mapas georreferenciados que contemplava todas as ruas, bem como a divisão dos bairros do município, pelo do departamento de Georreferenciamento, ligado à SEPLAN. “Infelizmente, após este envio, os Correios informaram não ter acesso imediato a um programa específico para leitura e decodificação destes mapas georreferenciados. Este fato chegou ao conhecimento da Prefeitura somente após resposta encaminhada pelos Correios, dando conhecimento de que algumas das vias não foram reconhecidas na relação enviada inicialmente”, explica comunicado.

O comunicado ainda relata o que foi feito após isto. “Em diálogo via e-mail com a funcionária Fernanda Pereira, dos Correios, acordou-se junto ao departamento de Georreferenciamento que estas situações pontuais, referentes à falta de nomes de algumas ruas, deverão ser resolvidas com o encaminhamento, por parte da Prefeitura, dos croquis das ruas que foram suprimidas no levantamento inicial, juntamente às Leis contemplando a criação destas vias”.

Segundo a Prefeitura de Irati, o departamento de Georreferenciamento “está intermediando esta situação junto aos Correios e cobrando agilidade na resolução da mesma, para evitar que a população venha a ser prejudicada”.

Casos específicos

Existem casos em Irati de ruas cujos nomes não foram oficializados por Lei Municipal, e também casos de locais onde foram instalados loteamentos sem regularização. Para estes casos, a Prefeitura de Irati e os Correios estão verificando uma forma de dar solução ao problema o mais brevemente possível, de forma a servir ao bem comum e ao interesse da coletividade.

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul, com informações assessoria

Comentários

🗞️📰 Edição 1578 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580