facebook

Proerd forma mais 320 alunos em Irati

20/12/2019

Proerd forma mais 320 alunos em Irati

Em cerimônia bastante prestigiada, na sexta-feira (13), ocorreu em Irati a formatura dos 320 alunos da Rede Municipal participantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD).

O programa é desenvolvido pelo 2º Pelotão, da 5ª Cia do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Irati e Conselho da Comunidade.

O Proerd começou em 2002 em Irati, tendo como o primeiro instrutor o então cabo Valdemar Barankievicz. Nos 17 anos, o programa foi interrompido por alguns anos, mas foi retomado na atual gestão municipal e já formou cerca de 8500 alunos.

O programa consiste num esforço cooperativo entre a Polícia Militar, as Escolas e as Famílias, que trabalham juntos na formação de bons cidadãos para a construção de uma sociedade melhor. Durante três meses, um policial militar fardado e devidamente capacitado, semanalmente frequenta as salas de aula instruindo as crianças sobre os malefícios das drogas e da violência.

O comandante da 8ª Cia. Independente de Polícia Militar, major Joas Marcos Carneiro Lins informou que em 2020 o número de alunos participantes será dobrado, ou seja, passará de 600 estudantes. O prefeito Jorge Derbli enalteceu a parceria com a Polícia Militar na realização anual do programa.

Em sala de aula, os alunos são convidados a escrever uma redação sobre a importância de ficar longe das drogas, da violência e do PROERD. Os selecionados foram: Maria Luiza Les do Nascimento (Antonina Filus Panka); Davi Gabriel Ferreira e Henrique Prado Silva (Francisco Vieira de Araújo); Beatriz Filus Teleginski, Isadora Zarpellon, Joice Nayane Bueno e Júlia Maria Panko (Irmã Helena Olek); José Augusto Gonçalves (João Paulo II); Wellen Juliana Gonçalves (Matilde Araújo do Nascimento); Pedro Henrique Brisky dos Santos (Mercedes Braga); Derick Mateus Vidal Gomes da Luz (Olaria Filipak); Maria Vitória Chaibe (Plínio Anciutti Pessoa); Vitória Emanueli Bandacheviski e Nayane Cordeiro de Ramos (Rosalina Cordeiro de Araújo)e Gabriel da Silva Bindes (Tancredo Martins).

Representando a todos alunos a aluna Júlia Maria Panko, da Escola Municipal Irmã Helena Olek, acompanhada do instrutor Passos, fez a leitura de sua redação. A aluna Luana Ribeiro, da Escola Municipal Rosalina Cordeiro de Araújo, ao lado do instrutor Adriano, leu o compromisso dos Proerdianos.

Texto/Foto: Assessoria PMI

Comentários

🗞️📰 Edição 1580 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580