facebook

Parque da Vila São João será aberto para a população em 2020

Pista de caminhada já está começando a ser feita e poderá ser utilizada pela população ainda em dezembro

19/12/2019

Parque da Vila São João será aberto para a população em 2020

O parque da Vila São João, em Irati, deverá ser aberto para a utilização da comunidade no próximo ano. Essa é a previsão do secretário de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo de Irati, Adriano Batista.

“Queremos que no ano de 2020, no primeiro semestre, já esteja utilizável o parque. Já com pistas de caminhadas, se não pavimentadas, já formadas com material de base, já com paisagismo, mudas plantadas, já com situações de campo sendo utilizável com práticas esportivas, já com o terminal turístico em funcionamento, prestando apoio”, conta.

Ainda em dezembro, o foco estará na pista de caminhada. “Estamos querendo fazer ainda no fechamento de dezembro uma parcial da pista da caminhada, que vai ligar a BR 153 até a rua Rodolfo Yurk, que é a rua onde tem o CMEI José Maria Orreda”, explica.

A intenção é melhorar o acesso que já é usado pela comunidade. “Como tem muitos transeuntes que utilizam o parque, é um dos anseios deixar pronta a pavimentação desta pista. Nossa [equipe de] topografia está marcando toda a parte da pista de caminhada da ciclovia através de estacas para começarmos uma base da futura pavimentação e depois uma pavimentação em camada asfáltica, nos mesmos moldes que o Parque Aquático”, relata.

O valor total da obra do parque da Vila São João deverá ultrapassar R$ 1 milhão. Os recursos são provenientes de verbas federais e estaduais, através de repasses de secretarias e emendas parlamentares.

De acordo com o secretário, a intenção de fazer mais um parque veio da necessidade de ter mais um espaço público para a população. “Ao longo do tempo está saturando o Parque Aquático. É um dos pontos turísticos do município que atrai não só iratienses, como gente da região, e vemos a grande movimentação de pessoas que procuram lazer, que procuram qualidade de vida, que procuram uma forma de passar o tempo, cuidar da saúde”, explica.

Obras

Dois espaços do parque já estão prontos. “Temos uma mini arena, que inclusive é utilizada pela população, e temos uma academia ao ar livre implantada lá”, comenta.

Na área do parque a terraplanagem já está 80% pronta. “Ainda falta fazer o manilhamento final numa região dos lagos”, conta.

Os lagos também já estão prontos. O secretário explica porque foram abertos dois lagos. “Houve a escavação e achou pedra, achou laje, e são diferentes níveis. Tivemos que fazer em dois níveis, ambos com medidores de vazão, para controlar a vazão, através do mecanismo chamado mojo. Nós temos os lagos prontos. Nós temos os drenos profundos prontos. Nós temos as tubulações praticamente prontas”, conta.

Ainda ocorreu a recuperação de uma Área de Preservação Permanente (APP). “Do lado do posto tem um riozinho, chamado arroio Couro Pelado, então esse arroio é importante porque deságua no afluente do Rio das Antas, e essa área precisava ser recuperada ambientalmente. Foi feito a recuperação dessa área de preservação permanente. Duas barragens estão prontas, existe uma mureta que separa essa área de APP junto ao parque que também está pronta”, explica.

Campo do Sanhaço

O antigo Campo do Sanhaço está sendo reformado e recebendo uma nova estrutura. “Essa estrutura de campo está recebendo alambrados, vai receber uma grama oficial, ele vai receber uma pista de caminhada que contorna todo esse campo. Estamos desde 2018 e agora estamos com 50% de obra pronta nessa parte. Quem vai lá ver, está vendo alambrados, vestiários, mas ainda falta ser concluída uma pista de caminhada na parte externa, o plantio de grama, os próprios vestiários que vão receber os dois times”, conta.

Terminal

Outra obra que está sendo feita na entrada do parque é um terminal turístico. O local deverá conter banheiros, mas também poderá servir de alojamento para a Guarda Municipal. “Quem vem pela BR 153, vai ver uma construção na parte direita com as fundações do que pretendemos fazer. Uma edificação que vai ajudar as pessoas a terem informações da cidade, pode englobar uma Guarda Municipal, um posto avançado de vigilância, tem banheiros”, disse o secretário.

A obra começou recentemente e está 10% concluída. A expectativa é que ela fique pronta num período de quatro meses.

Projetos

Um dos pontos que está no projeto é a possibilidade de que a iluminação noturna seja feita através de iluminação fotovoltaica. “Ou seja, o parque ser autossustentável na questão de eletricidade. Toda a energia que vai iluminar o parque provenha dos próprios raios solares que vão alimentar placas fotovoltaicas, que vão transformar em energia elétrica numa determinada hora do dia”, disse.

A intenção é fazer essa iluminação em parceira com empresas que possuem projetos que incentivem como é o caso da Itaipu e da Copel. “A prefeitura de Irati está estudando”, disse.

O paisagismo também é outro de destaque ponto do projeto. O plantio de árvores deverá ser feito em conjunto com o Colégio Florestal. “Eles já nos informaram que dispõem de aproximadamente de 1.500 mudas de várias espécies, especialmente nativas não exóticas, para plantarmos”, conta.

A ideia é que possam ser agendados dias especiais para realizar o plantio junto com escolas e a comunidade ao redor. Além disso, há planejamento de plantar árvores frutíferas e de paisagismo, como cerejeiras e ipês.

Além de áreas com plantio de árvores, o parque também deverá ter quiosques. “Deixar todo o parque com plantio de gramas, a realização de quatro novos quiosques ao longo do parque instalados justamente para acomodar uma família que queira passar o dia, fazer um almoço, ter uma estrutura mínima, fazer talvez até um churrasco”, disse.

Lixeiras e bancos também deverão contornar toda a extensão do parque que ainda terá duas atrações lúdicas, que podem ser usadas pelas crianças. Uma é um mapa de Irati, horizontal, em relevo, mostrando estradas, divisas e distritos do município. O outro é um relógio do sol, onde as pessoas poderão ser os ponteiros.

Proibido nadar

A Prefeitura de Irati alerta que os dois lagos do parque são impróprios para o banho e podem apresentar riscos, desde acidentes até afogamento. Uma placa chegou a ser colocada no local, mas acabou sendo furtada.

Fazemos esse alerta para a população, seja da redondeza ou quem for visitar, e vê este tipo de situação, ligue para a Guarda Municipal, faça uma denúncia anônima que a nossa segurança vai lá e vai fiscalizar e fazer a correção da situação, para não ter nenhum tipo de dano, principalmente à vida”, alerta o secretário.

Texto: Karin Franco

Fotos: Jonas Stefanechen/Hoje Centro Sul

Comentários

🗞️📰 Edição 1580 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580