facebook

Casa de Passagem Indígena em Irati será inaugurada dia 05

02/12/2019

Casa de Passagem Indígena em Irati será inaugurada dia 05

No próximo dia 05 de dezembro, quinta-feira, acontecerá a cerimônia de Inauguração da Casa de Passagem Indígena de Irati. A solenidade acontecerá às 13h30, na Câmara Municipal de Vereadores, situada na Rua Doutor Correia, 139, centro, e é aberta a toda a população.

No mesmo dia da entrega oficial do novo espaço em Irati, vai acontecer uma mesa redonda de discussão sobre a política indigenista, contando com diversos profissionais e instituições, como a FUNAI, os indígenas da aldeia de Ivaí, e a antropóloga Aila Vilela Bozan, dentre outras autoridades ainda a confirmar. Informações pelo telefone 3907 3104.

Casa terá capacidade para 20 pessoas

A Casa de Passagem Indígena é um serviço tipificado na política de assistência social como de alta complexidade, com a proposta de ofertar proteção integral aos indígenas em trânsito no município de Irati para a venda de seus artesanatos. O acolhimento é provisório e irá assegurar condições de dignidade a esta população.

A Casa de Passagem Indígena de Irati teve obras iniciadas em julho do ano passado e, agora concluída, permitirá acolher até 20 pessoas. Conta com área total de 153,13 m², dos quais 72,81m² são de ampliação e o restante, reforma. A casa possui três quartos, sala, cozinha, copa e dois banheiros, e fica na Avenida Perimetral João Stoklos.

Paraná possui outros cinco espaços similares

Segundo dados do Censo SUAS e pesquisa no CADSUAS, existem no Estado do Paraná apenas cinco Casas de Passagem Indígena, tornando o município de Irati um precursor e à frente de muitos municípios no Estado e também em âmbito nacional.

Uma das pautas prioritárias da Secretária Municipal de Assistência Social através da gestão pública era a consolidação desse espaço como política pública e não apenas como uma política de promessas e de governo.

“Essa demanda é histórica no município e a sua consolidação demonstram a preocupação que a gestão vem tendo em acolher e assegurar condições mínimas a todas as comunidades presentes no município de Irati”, ressalta Sybil Dietrich, Secretária Municipal de Assistência Social.

"A Casa de Passagem Indígena no nosso Município significa um avanço na Política de Assistência Social que contempla o Trabalho Social com famílias Indígenas, sendo que esse processo foi minuciosamente construído de forma coletiva" complementa a secretária.

Existem no Paraná atualmente aproximadamente 9.300 indígenas, em 17 aldeias, habitando 85.264,30 hectares de terra. As tribos abrigam as etnias Kaingang, Guarani e seis remanescentes do povo Xetá.

Texto/Foto: Assessoria PMI

Comentários

🗞️📰 Edição 1580 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580