facebook

Atrações da Festa do Pêssego movimentam Irati no fim de semana

Evento terá shows com a dupla Edson e Hudson e o cantor Loubet. Programação acontece até domingo (01) no Parque Aquático

29/11/2019

Atrações da Festa do Pêssego movimentam Irati no fim de semana

A Festa do Pêssego de Irati começa nesta sexta-feira (29) e deverá movimentar o município com diversas atrações no Parque Aquático, com shows, comercialização de produtos e exposição. As programações devem ocorrer até domingo (01).

Um dos principais destaques é o show com a dupla Edson e Hudson, que será no sábado (30), às 21h, e também o show com Loubet, às 19h, no domingo (01), que fechará a programação do “Minha Cidade é Massa”. Todos os shows da festa são gratuitos.

A festa deve ainda contar com o show da banda Radio Radar nesta sexta-feira (29), às 20h, e no domingo (01), a partir das 14h, shows com DJ Luan Marques, Kelvin e Kauan, Danimar, Fábio Mahan e Gilberto e Gilmar durante o “Minha Cidade é Massa”.

Pêssego

A grande atração da festa, o pêssego, também não deve faltar neste fim de semana. Mesmo com uma quebra de safra causada por fatores climáticos, estão garantidos entre 10 a 12 toneladas de pêssegos que deverão ser comercializados no Parque Aquático. A safra, ao todo neste ano, deverá dar em torno de 180 toneladas.

Quinze fruticultores participarão da festa trazendo pêssegos das variedades Chimarrita, Coral, Charme, Ouro e Fascínio. “A variedade Fascínio, inserida no ano passado, terá mais oferta em 2019, em razão de que os pomares já estão mais desenvolvidos. É um fruto maior, com mais polpa e caroço pequeno”, explica o engenheiro agrônomo da Prefeitura de Irati e encarregado pela assistência técnica local em fruticultura, Antônio Sidnei Martins. Cerca de 30 hectares de Irati são dedicados ao cultivo de pêssegos, que é feito por 27 produtores.

Além do pêssego, outros frutos também serão comercializados como o morango e ameixas, nas variedades Irati e Fortune.

Festa dos Sabores

Os três dias de festa ainda contarão com a Feira de Sabores que reunirá 14 expositores para comercializar produtos originários da agricultura familiar.

Serão vendidos grande variedade de doces, geleias, conservas, biscoitos, bolachas, sucos, cachaça, artesanato e vinhos, entre outros.

Além de Irati, estarão representados os municípios de Fernandes Pinheiro, Bituruna, Rio Azul, Mallet e Guamiranga. A Feira de Sabores funcionará na sexta (29), das 18h às 22h, sábado (30), das 9h às 22h e domingo (02), das 9h às 20h. Emater e SEAB são as entidades responsáveis pela feira.

Borrego no rolete

Uma das programações mais tradicionais da festa, o borrego no rolete, também terá mais uma edição neste ano. Um restaurante especial foi montado na área central do Parque Aquático para servir aproximadamente mil refeições nos dias de festa e trazer cerca de 40 borregos no rolete.

O prato principal será servido junto com galeto, saladas diversas, farofa, maionese, arroz branco e à grega, além de molhos de hortelã e vinagrete. O borrego no rolete será servido como janta na sexta-feira (29) e como almoço no sábado (30) e domingo (01). O cartão individual custa R$ 35 para adultos e R$ 20 para crianças entre sete e 11 anos. Os telefones para contatos são 99104 6621 e 3132 6125.

Salão de Negócios

Outra atração da feira será a exposição no Salão de Negócios. Todos os 35 estandes da área interna do Pavilhão João Wasilewski, mais outros disponíveis na área externa, já tem empresas que trarão diversos tipos de produtos ao público nesta edição.

Na área externa haverá exposição de maquinários e equipamentos, veículos, mobiliário, construção, além de empresas da área de agricultura, crédito e imóveis, dentre outras. Na parte interna, haverá exposição de roupas, calçados, brinquedos, utensílios, artigos religiosos, culinária, eletrônicos, entre outras áreas.

A promoção é do Provopar de Irati, com apoio da Prefeitura, Asfrutir, SEAB e Emater, e tem como patrocinadores Sanepar, Cresol, Frigorifico Thoms, Caminhos do Paraná e Gás e Água Santa Clara. Os telefones para informações são 99104 6621 e 3132 6125.

Outras atrações

O público que conferir a festa no Parque Aquático poderá também ver outras atrações. Um dos destaques será a mostra de ovinos, organizada por criadores da região, e também alguns pôneis.

Além disso, um parque de diversões está montado e o público poderá participar tradicional passeio de trenzinho. O passeio de trem é gratuito, mas não irá acontecer em horários de pico de movimento de pessoas durante a festa, por medida de segurança. Ainda acontecerá uma missa no sábado (30), às 18h, na Paróquia Perpétuo Socorro.

O Provopar Municipal é a instituição responsável pela organização da 41ª Festa do Pêssego.

2º Festival Society Premier

No sábado (30) acontece o 2º Festival Society Premier, a partir das 8h, na Arena Sintética do Parque Aquático.

O torneio contará com categorias Sub 07 – Nascidos nos anos 2012 – 2013 e anos posteriores; Sub 09 - Nascidos nos anos 2010 – 2011; Sub 11 - Nascidos nos anos 2008 – 2009 e Sub 13 - Nascidos nos anos 2006 – 2007.

No ano passado, a primeira edição da competição teve, no total, 216 atletas de 18 equipes que se inscreveram para participar, com 29 jogos realizados durante o dia. Informações pelo telefone 3907 3168.   

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul, com informações assessoria

Fotos:Erick Oelk/Divulgação e Assessoria PMI

Comentários

🗞️📰 Edição 1578 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580