facebook

Editorial - Uso de drogas: Um problema que precisa ser encarado de frente

13/11/2019

Editorial - Uso de drogas: Um problema que precisa ser encarado de frente

Números da 8ª Companhia Independente da Polícia Militar mostram que as apreensões de drogas e as prisões por tráfico aumentaram em comparação ao último ano. Em algumas categorias, como a de prisões, o número até setembro já ultrapassou o número total do ano passado.

Segundo a Polícia Militar, esse aumento é resultado de uma intensificação do combate ao tráfico de drogas. A Polícia Militar explica que intensificou ações porque o tráfico de drogas é origem de vários problemas, como roubos e até homicídios – através das disputas de grupos rivais.

O combate ao tráfico de drogas possui muitos posicionamentos e é alvo de discussão acirrada não só no país, como no mundo. Mas no Brasil, atualmente podemos pensar esse combate em duas vertentes: nas polícias  e na sociedade.

No primeiro caso, as polícias brasileiras já possuem investimentos em equipes de inteligência e investigação. No entanto, é preciso fazer mais do que já é feito. As organizações criminosas têm ficado cada vez mais complexas e para combatê-las é preciso mais investimento, com mais tecnologia, polícia científica e mais efetivo. Além disso, a valorização dos policiais que fazem um bom serviço precisa ocorrer. A valorização não passa apenas por homenagens, mas sim, de valorização financeira e principalmente, do combate a policiais corruptos, pois alguns policiais corruptos acabam manchando uma categoria e desvalorizando o trabalho de muitos bons policiais que cumprem a lei.

Na sociedade, o combate acontece com programas de prevenção e também em trabalhos envolvendo questões de saúde. Na prevenção, programas que já são realizados podem ser ampliados para proporcionar mais acesso à informação sobre as consequências do uso das drogas. Além disso, devem ser dadas mais oportunidades a jovens que estão em zona de risco.

Do outro lado, como sociedade precisamos discutir urgentemente e olhar o vício em drogas como um problema de saúde. Os usos precoces de álcool e cigarro de nicotina, além do famoso narguilé, podem ser a porta de entrada para que alguns adolescentes acabem experimentando drogas ilegais. Na ânsia de querer fazer parte da turma, o adolescente pode acabar experimentando uma droga que é oferecida e mais tarde não conseguindo largar o vício. Há ainda situações em que a droga é usada para fugir de problemas como depressão e ansiedade. Por isso, é preciso mais investimento na saúde pública para que os tratamentos de pessoas com vícios em drogas sejam mais eficazes.

A realidade é que o combate ao tráfico de drogas não possui receita pronta e tem ficado cada vez mais difícil. Especialistas no assunto divergem em várias questões, incluindo formas de atuação. Porém, o que se sabe é que este problema precisa ser encarado de frente por toda a sociedade para que possamos encontrar um caminho melhor.

Comentários

🗞️📰 Edição 1580 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580