facebook

Mudança de CEP gera transtorno para moradores em Irati

Irati deixou de ter número de CEP único e passou a ter número de CEP por rua. Mudança vale desde segunda-feira (04). Vários transtornos aconteceram nos primeiros dias desde a implantação

12/11/2019

Mudança de CEP gera transtorno para moradores em Irati

Desde segunda-feira (04), o número do CEP de Irati mudou. Cada rua do munícipio terá um número de CEP diferente. A mudança gerou alguns transtornos nos primeiros dias, fazendo muitos moradores de Irati voltarem para casa para corrigir o endereço das correspondências.

Foi o caso Vagner Luis Mendes, que trabalha com vendas. “Tudo que eu posto é emitido uma etiqueta. Na etiqueta saia com o CEP geral de Irati. Todas as vendas que eu fiz ontem não podem ser postadas por conta dessa mudança”, disse.

Ele conta que teve que cancelar algumas compras e refazer a nota fiscal para conseguir despachar algumas encomendas. “Agora alterei tudo, mas ontem [terça-feira, 05] todo o trabalho de embalagem, nota fiscal foi tudo por água abaixo. Tive que cancelar tudo. De agora em diante não vai me atrapalhar porque já fiz a alteração, vai seguir normalmente”, comenta.

Divulgação

Para Vagner, o mais difícil foi a falta de divulgação da mudança. “Eu fui prejudicado porque não fui avisado e estou todos os dias no Correio. Se for bom para a cidade beleza, mas acho que eles deveriam ter avisado”, conta.

O mesmo aconteceu com Afonso Krupczak, que ficou sabendo por um cliente. “Eu fiquei sabendo na segunda-feira (04). Não foi uma coisa muito interessante, porque como eu trabalho com vendas não consegui receber essa notícia em primeira mão, foi por terceiros que recebi a notícia. Tive que ir atrás e pesquisar na internet se era real ou falsa a notícia, achei bem chato ter que ir atrás desse tipo de informação”, disse.

Márcio Konopka conta que a falta de divulgação também gerou transtorno. “Eu fiquei sabendo da mudança através de cliente no meu serviço, fiquei sabendo hoje [quarta-feira, 06] pela manhã. Sofri com essa mudança agora no Correio, fui chamado a atenção de não ter atualizado nas correspondências. Por enquanto, até se adequar, para todo mundo vai ser complicado, mas acho que vai ter muita melhoria nisso”, relata.

Mudança positiva

Apesar dos transtornos nos primeiros dias, os moradores acreditam que a mudança é positiva. “Eu recebi um WhatsApp com a informação e já fui pesquisar e vi que o bairro aonde moro mudou e anotei na minha agenda. Achei facilmente o novo número. Eu acho que Irati está crescendo e isso é uma coisa legal. Está mostrando que está desenvolvendo”, opina Luciana Hilgemberg.

Afonso Krupczak acredita que ajudará na localização no município, mas lembra que ainda há ruas sem nome. “Para a cidade talvez seja bom, porque facilita para localizar uma rua, só que há muitas ruas aqui na cidade que ainda não tem nem um nome, então como vamos conseguir localizar por CEP?”, disse.

Correios

Segundo a assessoria dos Correios, a mudança aconteceu por causa da regra de que todo município com mais de 50 mil habitantes residentes na área urbana deve ser codificado por logradouro.

A assessoria também garantiu que nenhum morador vai deixar de receber suas cartas ou suas encomendas, mas alertou que é importante que os moradores atualizem seus endereços junto aos remetentes (órgãos públicos, bancos, lojas, empresas de telefonia, sites de compras e outros) com o CEP novo.

No caso de encomendas ou correspondências em que seja usado o CEP antigo, os Correios garantiram que os objetos serão entregues normalmente.

Como saber meu CEP?

- O novo CEP pode ser consultado no endereço http://www.buscacep.correios.com.br/sistemas/buscacep/buscaCepEndereco.cfm

- No campo endereço ou CEP, coloque o nome da rua e o número do imóvel

- No campo CEP de escolha Localidade/Logradouro e clique em buscar

- Se não encontrar o nome da rua no sistema, informe a Prefeitura Municipal de Irati pelo telefone 3132-6100. A prefeitura será responsável por repassar a informação aos Correios

- Mais informações nos Correios em Irati, pelos telefones (42) 3422-3747 e (42) 3422-1610 e também no Fale Conosco dos Correios (https://www.correios.com.br/fale-com-os-correios/central-de-atendimento).

Texto: Karin Franco e Jonas Stefanechen

Foto: Jonas Stefanechen /Hoje Centro Sul

Comentários

🗞️📰 Edição 1574 - Já nas bancas
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580