facebook

Vários locais de Irati popularmente chamados de bairros não são bairros

Vila Matilde, Planalto, Pedreira e Jardim das Américas são alguns dos locais que não constam como bairros em mapas oficiais do município. Saiba o porquê e um pouco da origem dos nomes

11/11/2019

Vários locais de Irati popularmente chamados de bairros não são bairros

Você sabia que localidades como Vila Matilde, Planalto, Pedreira e Jardim das Américas não são considerados bairros? Apesar de serem populares entre iratienses, os nomes não aparecem como bairros listados nos mapas oficiais do município de Irati.

No dicionário, bairro é cada uma das partes em que se divide uma cidade ou vila, para facilitar a orientação das pessoas e possibilitar uma administração pública mais eficaz. Oficialmente, o município de Irati possui 18 bairros, segundo o levantamento realizado pelo Departamento de Georreferenciamento da Prefeitura Municipal de Irati entre os anos de 2014 e 2016. Por outro lado, quase 100 loteamentos foram encontrados no município a partir deste levantamento. 

Muitos desses loteamentos são chamados de bairros pela população, o que é o caso de Pedreira e Planalto, que ganharam o nome pelo contexto de como surgiram. Porém, os locais são oficialmente loteamentos e pertencem aos bairros Colina e DER respectivamente. “Para se caracterizar como um bairro é necessário ter infraestrutura como água, luz e esgoto. Além disso, o bairro vai ter pelo menos uma farmácia, um supermercado ou mercearia de grande porte e um posto de saúde”, explica o técnico em geoprocessamento da prefeitura, Sergio Luis Caetano.

Já os loteamentos são conjuntos de casas construídas pela prefeitura, estado ou empresa privada, e que são depois repassadas à população. No final dos anos 80, muitas casas foram edificadas em Irati em sistema de mutirão, em programas habitacionais que tiveram o apoio da prefeitura, como explica o engenheiro civil, Dagoberto Waydzik.

 “Nós pegávamos um membro da família que iria receber a casa para ajudar a trabalhar junto com um pedreiro, um mestre de obra e um carpinteiro. Quase 2 mil casas foram construídas devido a carência que existia de casas populares. Esse sistema de mutirão foi dividido em fases. O Promorar é um exemplo dessas fases, por isso, tem o 1 e o 2”, explica o engenheiro civil.

Assim, os nomes dos empreendimentos acabaram nomeando as localidades, que são confundidas pela população como um bairro. Porém, se um loteamento expandir o suficiente, pode se tornar um bairro com a mudança de categoria na prefeitura. “Um exemplo é o bairro Camacuã. Antes era um loteamento dentro do bairro Rio Bonito. Como cresceu e ganhou uma proporção de infraestrutura, e devido à densidade de pessoas morando, na última lei se tornou um bairro independente”, conta Sergio Caetano.  “Alguns bairros trocaram de nome como é o caso da Vila Nova, anteriormente chamado de São Marcos. O local foi comprado, feito loteamentos e incorporou o São Marcos e virou tudo a Vila Nova. Vários conjuntos habitacionais que tinham ali foram inclusos”, complementa. 

Nomes curiosos

Ocorre ainda que certos bairros e loteamentos em Irati têm apelidos curiosos. “O bairro Alto da Lagoa é chamado pejorativamente de Morro da Formiga. O apelido surgiu porque tem uma subida longa e as pessoas reclamavam que demorava para chegar, e, olhando de longe parecia formiguinha, então o pessoal maldoso deu o apelido”, conta Dagoberto. “O loteamento Choma é chamado de Coreia. Isso porque na Coreia havia muita guerra, tempos atrás, e, naquela localidade havia muita briga entre os moradores”, comenta. 

Já outras nomenclaturas são um total mistério. “O Fragatas é um nome interessante e até hoje me pergunto o porquê desse nome. Fragatas é uma embarcação, alguém achou bonito e colocou. Nunca teve água nem nada do tipo ali”, comenta Sergio Caetano. 

Outro local de nome peculiar é a Vila Matilde. Segundo o técnico em geoprocessamento da prefeitura, oficialmente ela faz parte do bairro Vila São João e nem mesmo chega a se caracterizar como uma vila. “Uma vila seria uma porção de terra dividia em pelo menos quatro quadras. Tecnicamente a Vila Matilde não é uma vila. Ficou o nome por costume das pessoas que moram naquele local, em homenagem à Matilde Anciutti, que era proprietária daquelas terras, mas a Vila Matilde pertence à Vila São João”, explica.

Documentando

Dagoberto Waydzik acredita que deveriam existir cerca de 40 bairros em Irati, considerando a riqueza cultural. Segundo ele, muitos locais ficaram sem registro histórico dos anos 80 até os dias atuais e por isso está compilando toda essa história em um livro. “Eu estou resgatando a história para corrigir todos os erros com a divisão dos bairros. Estou escrevendo várias crônicas sobre os bairros e ainda pretendo escrever um livro”, adianta.

Sergio Caetano explica que a Prefeitura de Irati está trabalhando para esclarecer para a população o que é bairro. “Muitas dessas nomenclaturas surgiram no momento de as pessoas adquirirem o imóvel, que, para localizar, diziam o nome do loteamento e não do bairro, e até hoje preenchem formulários afirmando o nome do loteamento. Estamos em um processo de fazer CEP por rua, vamos entrar em contato com a Copel para colocar nos postes a rua, bairro e sub bairro”, conta.

Bairros oficiais

As nomenclaturas dos bairros foram criadas de acordo com pessoas importantes para aquela região da cidade, por grande influência de indústrias e ainda pela vegetação ou rios. Os bairros oficiais segundo a Prefeitura de Irati são: Riozinho, Engenheiro Gutierrez, Lagoa, Jardim Aeroporto, Vila São João, Jardim Virgínia, Stroparo, Jardim California, Fósforo, Rio Bonito, Alto da Lagoa, Camacuã, DER, Colina, Vila Nova, Canisianas, Nhapindazal e Alto da Glória. 

Outras nomenclaturas são considerados loteamentos ou sub bairros, como por exemplo: Vila Matilde, Joaquim Zarpellon, Santa Mônica, Vila Raquel, Promorar 1 e 2, Jardim das Américas, Marcelo, Planalto, Pedreira, entre outros.

Texto: Da Redação/ Hoje Centro Sul

Fotos: Jonas Stefanechen/ Hoje Centro Sul

Comentários

🗞️📰 Edição 1580 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580