09/10/2019
Em caráter experimental, o Colégio São Pedro Canísio está desenvolvendo, neste ano, um projeto de escola integral com atividades diferenciadas, para alunos de até 6 anos. As atividades acontecem no período da manhã (contraturno) e, à tarde, os alunos frequentam as aulas normalmente.
Segundo as professoras Cynthia Marques Pires e Dárcia Oliveria Vaz, responsáveis pelo projeto, as crianças, espontaneamente, elaboram regras, ressignificam ações e, de forma lúdica, desenvolvem a criatividade, a coordenação motora, musicalização, a disciplina, o respeito, o convívio social e a cidadania.
O Ensino Religioso, não direcionado a uma Religião específica, procura fazer a criança reconhecer a existência de Deus, as maravilhas por Ele criadas, o dom da vida e a natureza. Trabalha valores como o respeito, a tolerância, a solidariedade e o bem que deve ser cultivado no coração de cada ser humano.
Nas aulas de música, a proposta é fazer a criança reconhecer os diversos sons, timbres e os diversificados instrumentos que lhes são apresentados. A alegria contagia as aulas de música e a escola conta com o apoio dos pais que permitem que seus filhos tragam os próprios instrumentos.
As aulas de Educação Física priorizam a psicomotricidade e visam estimular o senso de espaço, movimento e percepção da criança, ensinam a disciplina, o espírito esportivo, além de estimular as conexões cerebrais.
Nutrição
As atividades nutricionais têm como objetivo desenvolver hábitos alimentares saudáveis. As crianças passam a conhecer diversas verduras e vegetais e são motivadas a consumi-los.
Horta e Jardinagem
São verdadeiras descobertas para as crianças. Elas plantam verduras e legumes e assumem a responsabilidade de ajudar a cuidar de pequenos canteiros. Acompanham o desenvolvimento das plantas e, no momento certo, são convidadas a colher e levar os alimentos até a cozinha para serem preparados para o almoço.
As refeições, preparadas com muito carinho e dedicação pelas tias Lindaecir Flores de Souza e Valdete Kozak Rocha, são esperadas com muita ansiedade. O barulho do carrinho das refeições tira a atenção de qualquer outra atividade. O momento das refeições é muito alegre e as crianças partilham os mais diferentes assuntos, ficam descontraídas e com autonomia se alimentam à vontade e até sugerem cardápio.
Após o almoço, as crianças ouvem historinhas ou tiram uma soneca e ficam preparadas para iniciar o período da tarde, cada uma na sua turma (de acordo com a faixa etária).
Ampliação do projeto
Com o parecer positivo da equipe pedagógica e de todos os profissionais da escola que colaboraram para que o projeto se tornasse realidade e especialmente pelo reconhecimento dos pais em relação a esta nova proposta de trabalho, o Colégio São Pedro Canísio, pretende em 2020 ampliar a faixa etária e atender crianças até o 2º ano do Ensino Fundamental I.
Depoimento de alguns pais
“O olhar sensível, atento e carinhoso dos educadores, com uma proposta que encanta e envolve as crianças! Excelente iniciativa do Colégio em ofertar o Projeto Integral! Nosso filho Victor Luiz é apaixonado pelas atividades como as de musicalização, na horta e sobre nutrição: ele aprende brincando! O Projeto é diferenciado, pois o cuidado é pautado em valores sólidos e no desenvolvimento da criança, contando com ótima infraestrutura e espaço! Para nós, com compromissos o dia todo, ficamos tranquilos em saber que nosso filho está em boas mãos!
Relato de Francis e Simara Baranoski, pais do aluno Victor Luiz, 3 anos
“Colocamos nossos filhos no projeto pra dar-lhes uma melhor opção de aproveitamento do próprio tempo, com atividades diversas e pedagogicamente diferenciadas que, ao nosso ver, dariam a eles uma oportunidade de aprender de forma lúdica e agradável, através de uma programação que dificilmente conseguiríamos propiciar-lhes em casa.
O manejo da horta, a lida artesanal de desenho, pintura, montagens, a musicalização, a alimentação e as boas maneiras, tudo acontecendo com mais momentos ao ar livre, de uma forma diferente do ambiente intra-classe do horário normal de aula, regidos de forma muito criteriosa, atenciosa e carinhosa pelas professoras, irmãs, coordenadoras, pelas meninas da cozinha, da limpeza e o pessoal da manutenção, cativaram as nossas crianças.
Nossos filhos realmente gostam de frequentar o projeto e nós, pais, temos a tranquilidade de perceber que tomamos a opção correta ao incluí-los.
Ao Colégio São Pedro Canísio e principalmente às professoras Cynthia e Dárcia, pela iniciativa e esmero no trabalho junto aos nossos filhos, nosso maior tesouro, um sincero agradecimento.
Relato de Jaime Prados e Gabriela Prados, pais dos alunos Davi, Alice e Caio.
Vitor ingressou no início do ano na turminha do G3, à tarde, e também na turminha do projeto integral, período do contraturno. Está sendo uma ótima experiência. O projeto é muito importante para pais que trabalham o dia todo e não têm com quem ou onde deixar o filho no período do contraturno. As atividades programadas no projeto são divertidas, ainda que não sejam consideradas com fins pedagógicos, estimulam o aprendizado e a convivência em grupo com crianças de idades diferentes. A alimentação balanceada é outro fator importante. Aulas de música, nutrição, horta, psicomotricidade, entre outras, são divertidas e enriquecedoras. Agradeço por toda dedicação às crianças, em todos os períodos, atividades, alimentação, higiene, descanso, e outras. Gostaria que o projeto se efetivasse para que o Vitor pudesse participar em 2020 novamente. Ele ingressou este ano no colégio e já se sente ‘em casa’! Parabéns aos envolvidos e desejo sucesso na continuidade!!!
Relato de Kátia Cylene Lombardi, mãe do Vitor Lombardi, 3 anos
Da Redação/Hoje Centro Sul e Assessoria CSPC