facebook

Editorial - Mallet e Rebouças: História, cultura e desenvolvimento

20/09/2019

Editorial - Mallet e Rebouças: História, cultura e desenvolvimento

Neste sábado, 21 de setembro, dois munícipios da região comemoram seu aniversário. Rebouças comemora 89 anos e Mallet comemora 107 anos.

A criação dos dois municípios compartilham semelhanças: ambos já pertenceram a São João do Triunfo e a estrada de ferro foi a principal responsável pelo desenvolvimento e criação dos municípios.

Ambos também tiveram seus primeiros povoados em outras localidades e a chegada das estações ferroviárias fez com que as famílias se mudassem para as novas localizações.

Com o passar das décadas, os municípios cresceram e se desenvolveram, formando as cidades da forma como hoje são conhecidas.

Passado, presente e futuro se reúnem nessas localidades, ajudando a formar a história, cultura e o desenvolvimento dos municípios.

Nesta edição especial estamos trazendo um pouco disso. Para Mallet, olhamos para o passado e fomos conhecer Rio Claro do Sul, um dos primeiros povoados do município que possui uma história ligada à religiosidade e à imigração polonesa. Muito da cultura, dos conhecimentos e da própria sociedade do município começou lá, há mais de 100 anos.

Mas também olhamos para o presente e o futuro, com a perspectiva sonhada de uma nova fase no desenvolvimento do município de Rebouças, como o planejamento da obra que ligará, com asfalto, a sede do município à PR 364, cuja pavimentação está sendo feita entre Irati e São Mateus do Sul. A obra principal na PR 364 já movimentará o interior de Rebouças e, dando certo a pavimentação dos 12 quilômetros que separam a cidade da via, as expectativas são grandes.

Os dois municípios têm se desenvolvido ao longo do tempo, tornando-se um lar para seus munícipes que contribuem para esse crescimento. Neste sábado, 21 de setembro, o dia será de comemoração, mas também de reconhecimento que esse é o começo de uma longa caminhada de muitos anos.

Parabéns Mallet!

Parabéns Rebouças!

Comentários

🗞️📰 Edição 1580 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580