facebook

Projeto leva discussão sobre notícias e fake News às escolas

Alunos assistiram à palestra do jornal Hoje Centro Sul sobre jornalismo

16/09/2019

Projeto leva discussão sobre notícias e fake News às escolas

Os alunos da 7ª série da escola Estadual Nossa Senhora das Graças, em Irati, conheceram na manhã de segunda-feira (09) os processos utilizados para a construção de um jornal.

A palestra foi dada pela jornalista Karin Franco que mostrou todo o processo, desde a ideia de uma pauta, sua elaboração até a publicação no formato em jornal impresso. Os alunos também conheceram as diferenças entre as notícias de veículos profissionais e Fake News de redes sociais. Ao final da palestra, os alunos tiraram dúvidas sobre o processo jornalístico e a profissão.

A palestra é parte do projeto LeiaHoje, o projeto de incentivo à leitura do jornal Hoje Centro Sul que atende as escolas de toda a região. Com o projeto, as escolas recebem exemplares do jornal para serem trabalhados em sala de aula. O projeto conta com palestras em escolas e também visitas à redação do Hoje Centro Sul.

Depoimentos

“Eu achei a palestra muito boa e interessante. Ela explicou com detalhes e ainda fez um espaço só com perguntas nossas. Isso foi muito legal. A Karin é divertida então isso fez com que a palestra não ficasse cansativa”

Renata Cavalski, 12 anos

“Eu achei muito interessante, porque ela explicou como é ser jornalista, a gente fez perguntas e ela respondeu com muito prazer”

André Gustavo Setlik, 12 anos

“O que mais gostei foi a parte das perguntas, principalmente, quando eu perguntei: “Qual foi a notícia mais ‘esquisita’ que você já fez?” E ela respondeu que foi um desfile na igreja católica”

Camila Betriz Malineski, 12 anos

“Ela explicou muito bem como é a vida de um jornalista e até mostrou num vídeo como é fabricado o jornal em uma empresa até chegar para nós. Além disso quando tinhamos perguntas ela explicava sem problema”

Ana Caroline Budziak, 12 anos

“Eu achei muito interessante, pois ela mostrou como é fabricado o jornal e explicou algumas coisas sobre a profissão”

Jaqueline Biczrolesro Surek, 12 anos

“Ficamos sabendo sobre mais coisas do jornal, também quanta dedicação que um jornalista precisa para fazer um jornal”

Bianca Taís Zarpellon, 11 anos

“Eu achei ótimo porque explica o trabalho de um jornalista e o processo qual o jornal percorre até ficar pronto, também mostrou a complexidade e a dificuldade de um jornalista tem para preparar uma matéria e uma entrevista, os dias e a correria que eles passam no cotidiano e correndo contra o tempo porque há poucos dias para soltar o jornal”

Antônio Alexandre Bilinski

“Aprendi como são feitos os jornais, como eles escrevem o jornal, as etapas que faz primeiro, que dá até para processar uma notícia se tiver provas, e ajudou muito em nosso conteúdo que estamos estudando sobre reportagem. Sabemos quais tipos de noticias falsas ou verdadeiras, ajudou-nos muito!”

Vinicius Numann Cordeiro, 12 anos

“Eu gostei muito, foi bem bom para nosso aprendizado, e para nossos estudos, para quem sabe alguns de nós, não nos tornamos jornalista também.”

Pedro Nunes Carvalho

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul

Foto: Jonas Stefanechen/ Hoje Centro Sul

Comentários

🗞️📰 Edição 1580 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580