facebook

Unicentro inaugura complexo de laboratórios para pesquisas em biomassa

07/08/2019

Unicentro inaugura complexo de laboratórios para pesquisas em biomassa

Um Centro Integrado de Pesquisas de Biomassa, Biotecnologia e Bioenergia (BIO 3) foi inaugurado na Unicentro, campus Irati. Com área total de 750 m², o BIO3  possui diversos laboratórios interligados, contando com equipamentos de médio e grande porte. O espaço será utilizado para o desenvolvimento de estudos sobre energia renovável.

O coordenador do projeto de construção do BIO 3 é o professor Eduardo da Silva Lopes, que também é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais da Unicentro. Ele explicou que a instalação de um centro de pesquisas com esse tipo de especialidades foi pensado a partir do cenário industrial madeireiro da região. “A partir do momento que você tem, na região, resíduos das indústrias madeireiras, você tem espécies florestais com potencial energético, resíduos da colheita da madeira, enfim, uma série de produtos que, muitas vezes, é desperdiçada e que você pode transformá-la, inclusive com a questão da peletização, agregando energia nesse material”.

A peletização é o aproveitamento energético de resíduos de madeira, como serragem, cascas e feno, para a produção de pellets. Eles são combustíveis que podem ser utilizados em aquecedores, caldeiras e fornalhas, tanto de residências, como de comércios e indústrias.

O espaço BIO 3 pode ser utilizado por qualquer pessoa, que tenha ou não vínculo com a Unicentro, para desenvolver pesquisas em Biomassa, Biotecnologia e Bioenergia. “A ideia é desenvolver pesquisas que possam gerar resultados, produtos, tecnologias para a sociedade. É um prédio que toda a comunidade vai poder usar e levar essas tecnologias, disponibilizar isso também para outros pesquisadores e empresas que puderem vir e participar conosco”, afirma o professor Eduardo.

A cerimônia de inauguração do BIO 3 teve a presença do prefeito Jorge Derbli, do reitor Osmar Ambrósio de Souza, do diretor do campus Afonso Figueiredo Filho e do superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona. Na ocasião, ele aproveitou para entregar outros dois presentes para a Unicentro. Bona disponibilizou recursos para duas obras no campus Irati – a finalização do ginásio de esportes e a reforma do telhado da capela.

“Os R$ 500 mil disponibilizados via emenda orçamentária são um presente da atuação parlamentar do deputado federal Sandro Alex, que é um grande parceiro, um grande padrinho do campus Irati da Unicentro, com o apoio e a viabilização de recursos para muitas das principais obras que estão acontecendo atualmente na universidade. E os R$ 325 mil são um esforço do governo do estado, por orientação do nosso governador Carlos Massa Ratinho Jr, para que a gente pudesse atender, com a Superintendência de Ciência e Tecnologia, essa demanda de preservação de um patrimônio histórico, que é o prédio antigo da nossa Unicentro aqui em Irati”, afirma.

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul, com informações Assessoria Unicentro

Foto: Assessoria Unicentro

Comentários

🗞️📰 Edição 1580 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580