facebook

“Fui escrava sexual, ameaçada 24 horas por dia”, diz curitibana vítima de tráfico de pessoas

Depoimento aconteceu no 3º Seminário de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e ao Trabalho Escravo, em Curitiba

07/08/2019

“Fui escrava sexual, ameaçada 24 horas por dia”, diz curitibana vítima de tráfico de pessoas

A experiência de uma vítima de tráfico de pessoas foi um dos relatos ouvidos no 3º Seminário de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e ao Trabalho Escravo, que aconteceu na terça-feira (30) e quarta-feira (31), em Curitiba.

Ana Maria (nome fictício), uma mulher curitibana de 22 anos de idade, relatou como foi vítima de um esquema. Há cerca de um mês, ela conseguiu voltar ao Brasil após ter passado 20 dias em um país da Oceania, onde foi vítima de exploração sexual.

Sem mostrar o rosto e com a voz alterada digitalmente, ela prestou um depoimento durante o seminário. Ela pediu para não ser identificada, nem revelou o país de onde conseguiu fugir porque a família não tem conhecimento dos fatos que aconteceram com ela.

Em outubro do ano passado, através de uma amiga, ela soube de uma oferta que a levaria a receber o equivalente a R$ 100 mil em 30 dias, trabalhando como garota de programa. Após cerca de oito meses de contato com a aliciadora, Ana Maria e a amiga embarcaram para a Oceania.

“Nos primeiros cinco dias, tudo parecia estar conforme o combinado. Mas, depois, nós nos deparamos com uma outra realidade”, conta Ana. “Não podíamos sair do motel, que ficava trancado. Eu era uma escrava sexual, sob ameaças 24 horas por dia.”

Quando ela começou a questionar a sua situação, passou a ser ameaçada com insinuações de que fotos íntimas poderiam vazar, e que os aliciadores sabiam onde a família dela mora.

“Um dia, consegui fugir em uma brecha deixada por um dos seguranças que nos acompanhava. Eu disse que iria em uma cafeteria ao lado do motel. Então consegui fugir com ajuda de um cliente. Ele foi nos buscar e fomos para um aeroporto próximo, que fica a três horas de viagem.”

Com formação superior e de família de classe média alta, atribui sua experiência à ganância. “Não foi por falta de informação. Tenho formação superior. Foi pela ganância de conseguir ganhar R$ 100 mil em 30 dias.”

O fato de Ana dominar o inglês, língua falada no país onde estava, acabou por ajudar em sua fuga. Estudante universitária, a amiga dela também conseguiu voltar ao Brasil. O caso é investigado pela Interpol.

Debate

O primeiro dia do evento contou com debates a cerca do tráfico de pessoas no país e no mundo, e também o tráfico de pessoas para a exploração sexual. No segundo dia, o combate ao trabalho escravo foi o tema debatido entre os presentes.

O evento foi promovido pela Secretaria Estadual de Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) e pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). O seminário é a principal atividade da campanha Coração Azul no Paraná, em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Tráfico de Pessoas, lembrado anualmente em 30 de julho.

Foto/Texto: Agência PRF

Comentários

🗞️📰 Edição 1580 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580