facebook

Derbli inaugura o CMEI José Maria Orreda, o maior de Irati

30/07/2019

Derbli inaugura o CMEI José Maria Orreda, o maior de Irati

O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) José Maria Orreda foi inaugurado em Irati, na última quinta-feira dia 25, pelo prefeito Jorge Derbli. O CMEI é o maior de Irati, com estrutura para atender 200 crianças de 0 a 4 anos em tempo integral. O novo espaço foi construído com investimento de R$ 2.170.752,22, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e contrapartida municipal.

“Esta obra é um complemento que nós queríamos para atender a situação da falta de vagas nas creches, nos CMEIs. E a gente conseguiu com esta obra e algumas adaptações em outros CMEIs também, resolver o problema de vagas. Agora todo mundo está bem alojado, não temos problemas mais de falta de creche para as crianças”, enfatiza Jorge Derbli.

O CMEI José Maria Orreda é o Projeto Padrão Tipo 1 do Programa Proinfância, possui área construída de 1.317,99 m² e área de ocupação de 1.514,30 m². No CMEI há salas adequadas para as creches 1, 2 e 3 e Pré-Escola, além de outros ambientes como biblioteca, refeitório, sanitários, vestiários dos funcionários, salas de direção, secretaria, sala dos professores, almoxarifado, lactário, copa, cozinha, despensa, rouparia, lavanderia, depósito e playground, entre outros. “É preparado para as crianças mesmo, tudo muito bem planejado, uma obra que realmente vai dar um impacto muito grande na questão da educação nossa”, comenta o prefeito.

Além da estrutura física, de acordo com a secretária municipal de Educação, Rita Almeida, houve a contratação de educadores, em Processo Seletivo Simplificado (PSS), para atuarem na nova creche. Serão três professoras concursadas, 10 professores contratadas, uma merendeira e quatro serviços gerais. A coordenação do CMEI será feita pelas professoras Bruna Bhuler Gomes e Marilis Konopka.

A moradora do Conjunto Daniel Bini, Michele Kurzawski, é uma das beneficiadas pela inauguração do CMEI. Ela é tia do Davi Lucas, de um ano e nove meses, e cuidava dele das 6 horas da manhã até as 14 horas, período em que a mãe do menino trabalha. “Agora ele ficando aqui na creche eu vou poder fazer alguma coisa, arrumar um serviço para mim”, afirma.  Ela conta que o CMEI fica a apenas dez minutos de sua casa, o que facilitará a vida da família. Michele ainda elogia as obras: “O ambiente é bem grande, bem bom. E eu já trouxe ele [Davi] hoje para ele se acostumar com o lugar”, diz.

O início do atendimento no CMEI aconteceu nesta segunda-feira (29). O presidente da Associação de Moradores da Vila São João, Eleder Beal, agradeceu a administração pelo novo CMEI, com acesso cascalhado, e pelas outras duas obras entregues anteriormente ao bairro, o posto de saúde e a Praça de Esportes (CEU).

Emoção

Momentos de muita emoção marcaram os pronunciamentos sobre o Professor Orreda. O vereador Hélio de Mello, que propôs que o CMEI tivesse este nome, falou sobre o significativo trabalho em prol da história de Irati feito por ele. A filha Fabiana Orreda destacou a importância futura do CMEI para educação infantil e agradeceu a homenagem. Também esteve presente o irmão Luiz Orreda, sobrinhos e outros familiares. Ainda participaram do evento o presidente da Câmara Municipal, Nei Cabral, vereadores, secretários municipais e outras autoridades.

Texto: Letícia Torres

Fotos: Ciro Ivaituk

Comentários

🗞️📰 Edição 1574 - Já nas bancas
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580