facebook

Presidente da Câmara de Irati faz um balanço das ações do 1º semestre

22/07/2019

Presidente da Câmara de Irati faz um balanço das ações do 1º semestre

Antes do início do recesso parlamentar, o presidente Nei Cabral fez uma prestação de contas à população do 1º semestre deste ano. A Câmara de Vereadores de Irati entrou em recesso na última quinta-feira (18) e retornará as atividades legislativas no dia 6 de agosto.

Conforme o presidente, foram realizadas 23 Sessões Ordinárias neste período com a apreciação de 60 Projetos de Lei do Executivo e 29 do Legislativo; 133 Indicações e 22 Requerimentos dos vereadores. “Isso significa que os projetos que deram entrada nesta Casa, de ambos os poderes, foram todos apreciados e analisados com muita competência pelas Comissões da Casa. Estamos encerrando o primeiro semestre com pauta limpa”, assegurou.

De acordo com o presidente, o marco deste período foi a instituição da Procuradoria da Mulher na Câmara, um projeto aprovado por unanimidade votos pelos vereadores. O objetivo é incentivar ações que proporcionem melhor aplicação da Lei Maria da Penha e a participação feminina na política.

Nei destacou também as importantes audiências públicas que foram realizadas durante o período, a vinda de secretários municipais e a participação de convidados e cidadãos na Tribuna Popular. “Atingimos o nosso o objetivo de aproximar a população, planejar e debater junto o futuro da nossa cidade”, comemorou. 

Em alusão aos 112 anos de Irati, ele destacou a participação do Legislativo com a entrega de Título de Cidadão Honorário ao empresário Carlos Reksua Filho e de Título de Cidadão Benemérito ao Coronel Péricles de Matos, atual comandante geral da Polícia Militar do Paraná. Enalteceu também a 8ª Edição da Câmara Mirim, que este ano contou com a importante parceria do Fórum Eleitoral de Irati, que disponibilizou aos estudantes urnas eletrônicas. Ainda sobre a parceria com o Fórum Eleitoral, Cabral elogiou o projeto “Parlamento Jovem”, desenvolvido no Colégio Sesi e coordenado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).

O presidente também frisou o prestígio da Casa em recepcionar o governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Junior, em uma solenidade que reuniu mais de 15 prefeitos, o qual anunciou a liberação de mais de 27 milhões para a região. “Foi a primeira visita realizada pelo governador à região da Amcespar, e nós tivemos a honra de sediar este importante momento para Irati e região”.

Sobre os diversos eventos realizados na casa, o presidente enalteceu a Semana da Cidadania realizada pela Observatório Social de Irati e a solenidade de entrega de comando do 3º Subgrupamento de Bombeiros à Tenente Carla Adriana Prado Spak Sobol, a primeira mulher a comandar a instituição em 70 anos de história. “Eventos que orgulham e engrandecem o nosso parlamento”, afirmou.

Por fim, sobre o orçamento da Casa, Nei reafirmou a postura da Mesa Diretora e dos vereadores de economizar com austeridade os recursos para que o Executivo possa, no final do ano, reverter o valor em benefícios à população, em especial nos setores que mais carecem de investimentos como educação, saúde, estradas rurais e segurança.

Foto/Texto: Assessoria CMI

Comentários

🗞️📰 Edição 1578 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580