facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1163 - Já nas bancas!
22/07/2019

Presidente da Câmara de Irati faz um balanço das ações do 1º semestre

Presidente da Câmara de Irati faz um balanço das ações do 1º semestre

Antes do início do recesso parlamentar, o presidente Nei Cabral fez uma prestação de contas à população do 1º semestre deste ano. A Câmara de Vereadores de Irati entrou em recesso na última quinta-feira (18) e retornará as atividades legislativas no dia 6 de agosto.

Conforme o presidente, foram realizadas 23 Sessões Ordinárias neste período com a apreciação de 60 Projetos de Lei do Executivo e 29 do Legislativo; 133 Indicações e 22 Requerimentos dos vereadores. “Isso significa que os projetos que deram entrada nesta Casa, de ambos os poderes, foram todos apreciados e analisados com muita competência pelas Comissões da Casa. Estamos encerrando o primeiro semestre com pauta limpa”, assegurou.

De acordo com o presidente, o marco deste período foi a instituição da Procuradoria da Mulher na Câmara, um projeto aprovado por unanimidade votos pelos vereadores. O objetivo é incentivar ações que proporcionem melhor aplicação da Lei Maria da Penha e a participação feminina na política.

Nei destacou também as importantes audiências públicas que foram realizadas durante o período, a vinda de secretários municipais e a participação de convidados e cidadãos na Tribuna Popular. “Atingimos o nosso o objetivo de aproximar a população, planejar e debater junto o futuro da nossa cidade”, comemorou. 

Em alusão aos 112 anos de Irati, ele destacou a participação do Legislativo com a entrega de Título de Cidadão Honorário ao empresário Carlos Reksua Filho e de Título de Cidadão Benemérito ao Coronel Péricles de Matos, atual comandante geral da Polícia Militar do Paraná. Enalteceu também a 8ª Edição da Câmara Mirim, que este ano contou com a importante parceria do Fórum Eleitoral de Irati, que disponibilizou aos estudantes urnas eletrônicas. Ainda sobre a parceria com o Fórum Eleitoral, Cabral elogiou o projeto “Parlamento Jovem”, desenvolvido no Colégio Sesi e coordenado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).

O presidente também frisou o prestígio da Casa em recepcionar o governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Junior, em uma solenidade que reuniu mais de 15 prefeitos, o qual anunciou a liberação de mais de 27 milhões para a região. “Foi a primeira visita realizada pelo governador à região da Amcespar, e nós tivemos a honra de sediar este importante momento para Irati e região”.

Sobre os diversos eventos realizados na casa, o presidente enalteceu a Semana da Cidadania realizada pela Observatório Social de Irati e a solenidade de entrega de comando do 3º Subgrupamento de Bombeiros à Tenente Carla Adriana Prado Spak Sobol, a primeira mulher a comandar a instituição em 70 anos de história. “Eventos que orgulham e engrandecem o nosso parlamento”, afirmou.

Por fim, sobre o orçamento da Casa, Nei reafirmou a postura da Mesa Diretora e dos vereadores de economizar com austeridade os recursos para que o Executivo possa, no final do ano, reverter o valor em benefícios à população, em especial nos setores que mais carecem de investimentos como educação, saúde, estradas rurais e segurança.

Foto/Texto: Assessoria CMI