facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1163 - Já nas bancas!
22/07/2019

Abertas inscrições para processo seletivo IFPR 2019

Provas serão realizadas em outubro e resultados devem sair até o final deste ano

Abertas inscrições para processo seletivo IFPR 2019

As inscrições para o processo seletivo do Instituto Federal do Paraná (IFPR) estão abertas até o dia 14 de agosto para todos os campi do Paraná. A taxa de inscrição custa 50 reais. Os cursos oferecidos são gratuitos, tanto no ensino superior como no técnico. No ensino superior, há cursos em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, licenciatura em Química e bacharelado em Agronomia. Todos os cursos superiores têm 40 vagas disponíveis.

No ensino médio técnico integrado, quando o aluno faz Ensino Médio e um curso técnico ao mesmo tempo. São oferecidos cursos em Agroecologia e Informática, com disponibilidade de 40 vagas nos períodos da manhã e tarde.

Para o estudante que não têm condições de pagar a taxa de inscrição no momento, ele pode contar com a isenção como explica Juliana Marques Borghi, relações públicas do IFPR de Irati. “Todos os pedidos são analisados. Quando o aluno pede para ficar isento de pagar essa taxa de 50 reais, quando as inscrições acabam esses pedidos são verificados e a banca vê a possibilidade desses alunos serem contemplados ou não, um dos quesitos para essa análise é a própria renda [renda familiar] que foi colocada pelo aluno”, disse. O período para pedir isenção vai até 31 de julho. O pedido é feito online no momento da inscrição, não é necessário ir até o campus.

As inscrições para o processo seletivo podem ser feitas através do site: http://concursos.funtefpr.org.br/ifpr2020/oferta.html

Provas

As provas serão realizadas no dia 20 de outubro. Será necessário levar caneta preta ou azul transparente, além de documento de identificação com foto.

As provas de médio técnico vão abranger 40 questões objetivas e uma questão dissertativa de língua portuguesa.

No caso dos cursos superiores, as provas contarão com 50 questões objetivas e uma questão dissertativa.

Os candidatos que tiverem interesse em consultar as provas anteriores, basta procurar pela Fundação de Apoio a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Funtef - PR) ou entrar no site www.funtefpr.org.br. O resultado dos aprovados deve sair até o final deste ano.

O Instituto Federal do Paraná, campus de Irati, está localizado no bairro Vila Matilde na Rua Pedro Koppe, 100. Para mais informações acesse: http://irati.ifpr.edu.br/ ou entre em contato pelos telefones: (42) 2104- 0200 ou (42) 2104-2205.

Professores da Educação Básica

Até o dia 13 de setembro, professores que atuam na Educação Básica e que tenham interesse em estudar em cursos de Licenciatura do IFPR podem realizar sua inscrição em Processo Seletivo Simplificado. Para se candidatar a uma vaga, o interessado deve apresentar a documentação presente no artigo 6º, do Edital n°144/2019. Para o campus Irati são 4 vagas para o curso de Licenciatura em Química.  Para mais informações acesse: https://reitoria.ifpr.edu.br/professores-da-educacao-basica-podem-ingressar-nos-cursos-de-licenciatura-do-ifpr-saiba-como/

Inclusão social

Baseado em anos anteriores, o Instituto Federal destina 80% das vagas a inclusão social no processo seletivo para estudantes.  Dentre as cotas estão ensino fundamental em escolas públicas, renda familiar, cotas raciais e candidatos com deficiência. Todas as cotas estão expostas nos editais 17/2019 e 18/2019. Os 20% restantes das vagas são destinados a ampla concorrência sem especificação.

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul

Foto: Divulgação