facebook

7ª Expotexas reúne mais de 60 mil pessoas

Quatro dias de festa contaram com shows nacionais gratuitos e diversas atrações

18/07/2019

7ª Expotexas reúne mais de 60 mil pessoas

Mais de 60 mil pessoas passaram pelo Centro de Eventos Miguel Belinoski, em Teixeira Soares, durante a realização da 7ª Expotexas. O evento iniciou na quinta-feira (11) e terminou neste domingo (14), marcando a comemoração do aniversário do município.

Segundo o prefeito de Teixeira Soares, Lula Thomaz, a expectativa da 7ª Expotexas foi superada. “Inclusive o motivo da festa é a participação maciça do povo e o nosso povo de Teixeira e da região compareceu para prestigiar a 7ª Expotexas. É a festa do povo, é a festa das famílias que compareceram. Esse era o objetivo”, contou.

Uma das principais mudanças neste ano foi um pavilhão de 2.500 metros quadrados que ampliou o espaço de cobertura do evento. De acordo com o prefeito, a experiência foi positiva e a atual gestão deve procurar mais formas de melhorar a infraestrutura. “Para o ano que vem estamos buscando novos recursos para ampliarmos mais ainda a parte coberta da nossa festa”, disse.

Atrações

Os quatro dias de festas terminaram com shows nacionais gratuitos que lotaram a área coberta da Expotexas. Na quinta-feira (11), o cantor tradicionalista João Luiz Corrêa fechou o primeiro dia. No segundo dia, na sexta-feira (12), foi a vez da dupla Pedro Paulo e Alex. No sábado (13) o público lotou o show da dupla Fiduma e Jeca. O show com o cantor Loubet encerrou as programações da 7ª Expotexas no domingo (14).

A outra atração foi o Rodeio Country, com a participação da Liga Nacional Radade Rodeo Cup. Os peões participaram de diversas provas e divertiram o público com suas habilidades.

No restante da feira, o público também aproveitou outras atrações como o touro mecânico e também a exposição dos animais. Durante os dias, as crianças se divertiram montando em um boi de mais de 1,80 metros de altura e que pode chegar a pesar mais de uma tonelada.

O boi de 12 anos pertence a Anderson Alceu Alves, da fazenda Rancho do Cowboy, de Teixeira Soares. Ele conta que o animal é atração em várias feiras como nos estados de Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e em todo o Paraná. “Os cuidados são como um boi normal, só que bem cuidado, tratado. No caso a alimentação dele é 40 kg de silagem, 15 kg de feno, 15kg de ração”, disse.

Agricultores

Os agricultores também tiveram uma programação especial durante a Expotexas. Na sexta-feira (12) aconteceu o tradicional encontro dos agricultores, promovido pelo Sindicato Rural. Na programação, além do almoço, o público também pode participar de palestras de formação.

Uma das palestras, feita em conjunto com a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), contou um pouco sobre o fim da vacinação contra a febre aftosa e as vantagens para o mercado brasileiro. Outra palestra foi feita em parceira com a organização da Fenovinos que trouxe um professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Uepg) para falar sobre a criação a nível industrial de carneiro. Também houve uma palestra motivacional de um case de sucesso que emocionou os presentes.

A sexta-feira (12) ainda contou com a Olimpíada Rural. Sete comunidades do interior de Teixeira Soares disputaram diversas provas em uma gincana que animou os participantes. “As atividades foram o torneio de truco, futebol de dupla, torneio de pênalti, torneio de pelotaço, arremesso de feno, pau de sebo, cabo de guerra, corrida de saco e prego na tábua”, conta Alyson Platini Xavier Przybsz de Souza, diretor de Esportes e Lazer de Teixeira Soares.

A premiação para o primeiro lugar foi um carneiro, o segundo lugar uma costela de 20kg, o terceiro lugar um leitão e o quarto lugar foram duas galinhas.

A exposição de animais também encantou o público que pode conferir diversas raças de animais. “O estande está sendo movimentado, a gente caprichou um pouco na decoração”, contou a presidente do Sindicato Rural, Lisiane Rocha Czech.

A presidente ainda destacou que há planos de reforçar a infraestrutura do local para trazer mais animais e contou que a próxima edição já está sendo pensada. Um dos projetos é retomar o Clube da Bezerra. “Como esse ano tinha a Fenovinos, não fizemos o clube, mas o ano que vem vamos retomar”, disse.

Fenovinos

Neste ano, Teixeira Soares sediou a III Fenovinos. O evento itinerante tem o objetivo de fortalecer a cultura de ovinos no Paraná.

O evento contou a exposição de vários animais do Paraná e Rio Grande do Sul, e ainda possibilitou a realização de negócios entre criadores.

Para o prefeito, o evento dá visibilidade para Teixeira Soares. “Trouxemos visibilidade para o município a nível de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e Mercosul, e nosso objetivo é exatamente esse: mostrar Teixeira Soares para que consigamos novos investimentos”, disse.

Durante a programação, a feira em conjunto com o Sindicato Rural, realizou um curso. “Nós fizemos um curso de manejo de ovinos. Começou na terça-feira, teve aula prática em uma propriedade na quarta-feira e teve uma aula prática no sábado de manhã, junto com os cabanheiros”, conta a presidente do Sindicato Rural.

Texto: Karin Franco e Jonas Stefanechen

Fotos:Ciro Ivatiuk, Karin Franco, Jonas Stefanechen/Hoje Centro Sul, Divulgação/PMTS

Comentários

🗞️📰 Edição 1574 - Já nas bancas
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580