facebook

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

01/07/2019

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Paraná mantem aumento de empregos

O Paraná manteve a curva de crescimento do emprego e abriu no mês de maio 1.431 novos postos de trabalho. Foi o único Estado do Sul com índice positivo, já que Santa Catarina perdeu 1.159 vagas e o Rio Grande do Sul 11.207.

 

Conselho Gestor da Erva-Mate

Na manhã de terça-feira (25), o governador Ratinho Junior participou do lançamento do Conselho Gestor da Erva-Mate (Cogemate), que ocorreu no Palácio Iguaçu.  Segundo ele, o Estado vai incentivar o desenvolvimento do cultivo da erva-mate, que foi símbolo de ciclos econômicos fundamentais nos últimos séculos.  Segundo representantes da Cogemate, cerca de 37 mil famílias vivem no Paraná em função da planta, o que justifica a necessidade de apoio da administração estadual.

 

Bloco de Incentivo à Erva-Mate 

Já na Assembleia Legislativa do Paraná, foi realizado o primeiro encontro do Bloco de Incentivo à Erva-Mate, também na última terça-feira (25). Foram discutidas as possibilidades de desenvolvimento do setor ervateiro, com a diversificação da produção e acréscimo ao valor agregado. “Precisamos pensar em sustentabilidade e desenvolvimento econômico. Muitas oportunidades podem ser colocadas ao pequeno, médio e grande produtor. É importante também desenvolver linhas de controle da atividade. O que se paga hoje para as pessoas que fazem extração da erva chega a ser vergonhoso. Enfim, com certeza vamos avançar muito na discussão deste tema”, disse o deputado Artagão Júnior.  Coordenador do bloco, o deputado Emerson Bacil argumentou que é preciso valorizar os produtores. “O Paraná é o estado que mais produz erva-mate no Brasil. Precisamos valorizar os produtores, com desenvolvimento, pesquisa e inovação. Temos muito a crescer com este produto”, disse, ressaltando que enzimas da folha da erva-mate propiciam a produção de cosméticos, como sabonetes e shampoos, além de queijos, bolos, doces e sorvetes.

 

O momento é este

Na sexta-feira (28), às 10 horas, ocorreu em Irati uma Audiência Pública para debater a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). É esta lei que determina quais as principais aplicações do dinheiro público pela administração municipal. Vale à pena acompanhar, sugerir, questionar. O momento para exercer a cidadania é este.  

 

Câmara de Irati concederá títulos

Vários Títulos de Cidadão Honorário de Irati serão concedidos nesse mês pela Câmara Municipal. Serão contemplados: Mario Ferreira Martins,  Osires José Gubert,  e Carlos Reksua Filho. Também será entregue um Título de Cidadão Benemérito de Irati, para Péricles de Matos. Estes títulos foram aprovados pelos vereadores na sessão ordinária da Câmara de Irati  do dia 18 de junho.

 

Mourão virá a Curitiba

O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão fez sua primeira visita oficial a Curitiba na sexta-feira (28). Na capital, ele participou da cerimônia de aniversário do Regimento de Polícia Montada, a unidade mais antiga da Polícia Militar do Paraná. Localizado no Tarumã, o Regimento Coronel Dulcídio completou 140 anos no dia 28. A cavalaria teve papel em momentos importantes do estado, como a Revolução Federalista e a Guerra do Contestado. O evento aconteceu às 16 horas. E à noite, Mourão participou de um ciclo de palestras.

 

Comentários

🗞️📰 Edição 1574 - Já nas bancas
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580