facebook

Teixeira Soares realiza projeto de castração de cães de rua

Objetivo é castrar 600 fêmeas em quatro anos

14/06/2019

Teixeira Soares realiza projeto de castração de cães de rua

O município de Teixeira Soares realiza desde maio um projeto de castração de cães de rua, com o objetivo de diminuir a população desses animais nas vias públicas da cidade. No momento, estão sendo castradas apenas as fêmeas.

O projeto prevê castrar aproximadamente 15 animais por mês,durante um período de quatro anos, totalizando 600 animais. “É um projeto de longa duração, que vai levar de três a quatro anos para conseguirmos ter frutos. O objetivo é diminuir a população de cães de ruas que existe em Teixeira”, comenta o secretário de Saúde, Amauri Klossowski.

Os índices de mordidas em humanos e o número de filhotes a partir de um único animal de rua foram alguns dos motivos para o desenvolvimento do projeto. “Existem várias doenças que esses animais podem repassar. Uma fêmea dá cerca de 10 animais por cria, com a castração precoce vai diminuir. Eventualmente, dentro de sete anos esse animal possa vir a morrer. Evitaremos muitas crias”, explica Amauri.

Mensalmente serão investidos aproximadamente R$ 4.700,00 cerca de R$ 50 mil por ano com recursos próprios da Prefeitura de Teixeira Soares. O projeto foi uma indicação do vereador Marcelo Acordi, devido a muitos pedidos da população. “Depois de uma análise que tínhamos muitos pedidos da população para que tivesse um projeto de cães, o vereador Marcelo fez a indicação, nós viabilizamos e acabou saindo esse projeto”disse.

O projeto pretende localizar odono do animal. A partir disso, a clínica responsável pela castração virá recolher o cão e o devolverá no mesmo local após os procedimentos. “Esses animais têm dono, eles estão na rua, mas têm uma casa aonde entram para comer e dormir, sempre tem um responsável. A clínica Agrovet, de Irati, que ganhou a licitação fará a coleta dos animais, o cadastro e os cuidados como a castração e retirada de pontos”, conta.

Os bairros que terão prioridade são os com mais animais em rua. “Vamos tentar regionalizar, fazendo por bairros e ruas. Vamos levar cerca de seis meses para identificar todos esses animais”, finaliza Amauri.

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul

Fotos: Divulgação/WhatsApp

Comentários

🗞️📰 Edição 1580 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580