facebook

Editorial - O desafio do emprego

06/06/2019

Editorial - O desafio do emprego

Em mais um mês, o estado do Paraná viu as vagas de emprego aumentar recentemente. Esse aumento tem reflexo na região, que também tem visto mais oportunidades. Somente em abril, a Agência do Trabalhador de Irati registou um aumento de 30 pessoas que foram contratadas.

Contudo, apesar do aumento, o número ainda está longe do ideal. Somente no país são mais de 13 milhões de desempregados segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A notícia de diminuição do PIB brasileiro também não ajudou o mercado que está em modo de espera para ver se a proposta de Reforma da Previdência tem andamento no Congresso brasileiro.

Esse contexto nacional acaba refletindo em uma situação local, com empresários, que apesar de um otimismo inicial, estão agora um pouco mais vigilantes.

Para o desempregado que está com o currículo debaixo do braço e andando de estabelecimento em estabelecimento procurando uma oportunidade, isso significa que a quantidade de vagas pode ter aumentado, mas não em número suficiente.

O resultado é uma maior competição no mercado de trabalho, com poucos postos, mas muito competidores. Quem tem diferencial se destaca na multidão e consegue uma vaga de trabalho.

A qualificação é apontada por especialistas como esse diferencial. Saber a atividade e provar que tem conhecimento do ramo são requisitos que podem ajudar a um emprego.

Por isso, a dica de especialistas é que para se destacar a pessoa precisa se aprimorar. Estar em dia com as novidades do setor, ter conhecimento amplo conhecimento da função e ter um currículo bem construídos ajudam a garantir a vaga.

De maneira geral, a busca de emprego continua um desafio, mesmo com o aumento. Entretanto, o aumento pode dar indícios que novas boas estão por vir. É por causa disso que as pessoas não devem desistir de procurar uma vaga, por mais difícil que seja. Se aprimore, esteja pronto e busque pela oportunidade, que um dia ela deverá aparecer.

Comentários

🗞️📰 Edição 1580 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580