facebook

Estudantes vão às urnas escolher representantes da Câmara Mirim

23/05/2019

Estudantes vão às urnas escolher representantes da Câmara Mirim

Nos próximos dias, as escolas de Irati deverão eleger o Vereador Mirim e o Suplente.

Neste ano, o Fórum Eleitoral de Irati participa do projeto, disponibilizando com que os alunos possam realizar a votação através das urnas eletrônicas.

A posse dos vereadores mirins será no dia 10 de julho, às 9 horas, em alusão as festividades dos 112 anos de Irati.

As dez escolas participantes do programa são: Escola Municipal João Paulo II; Olaria Filipaki; Rosalina Cordeiro de Araújo; Matilde Araújo Nascimento; Padre Wenceslau; Mercedes Braga; Tancredo Martins; Siqueira Rosas; Antonina FillusPanka e João Maria Pedroso.

Visita

Com a proximidade da eleição, representantes da Câmara de Vereadores de Irati estiveram nas escolas, nos dias 15 e 16 de maio, repassando informações e orientações aos alunos do 5º ano sobre a importância do voto e a função do vereador na sociedade.

Participaram das visitas o presidente da Câmara de Vereadores de Irati, Nei Cabral, junto com o 1º secretário, José Bodnar, o 2º secretário, Alberto Schereda, a diretora geral da Câmara, Ana Paula Kengerski e a coordenadora do Programa na Secretaria de Educação, Dione Cristina Antunes.

Os vereadores foram muito bem recebidos nas escolas pelas diretoras e coordenadoras e principalmente pelos alunos, que demonstraram bastante interesse pelo Programa, sendo que em algumas escolas os estudantes, inclusive, já estão em campanha, apresentando propostas, com o intuito de convencer os colegas que serão os melhores representantes para a comunidade escolar.

De forma simples e objetiva, o presidente Nei Cabral e os vereadores José Bodnar e Alberto conversaram com as crianças, repassando orientações sobre os poderes constituídos e principalmente sobre o voto consciente, que deve ser feito de forma democrática com responsabilidade.

“A intenção do Programa é justamente conscientizar as crianças para que sejam bons eleitores e, sobretudo, bons candidatos. É fundamental que, desde cedo, os estudantes se coloquem como agentes políticos de mudança, capazes de transformar a realidade em casa, no bairro, na escola, na cidade, estado e país”, afirmou o presidente Nei Cabral.Bodnar complementou, “é preciso transformar a realidade da política no país hoje, mostrando aos pequenos que é possível fazer uma boa política, digna e honesta, e contribuir para a melhoria dos serviços públicos”.

Até o final do mês de maio, as escolas deverão divulgar os nomes dos vereadores e suplentes eleitos para a Legislatura 2019, que terá sua Sessão de Posse no dia 10 de julho, com a diplomação e juramento dos eleitos e a eleição da Mesa Diretora. Assim como ocorre nas Sessões Ordinárias da Câmara, os cidadãos também poderão acompanhar os trabalhos da Câmara Mirim - Legislatura 2019 pelo site www.irati.pr.leg.br através do ícone “Sessões Gravadas”.

Texto/Foto: Assessoria CMI

Comentários

🗞️📰 Edição 1580 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580